E se a porta de gato mais antiga do mundo pudesse ser visitada? Talvez valha a pena dar uma passada por lá para ver. Ou, pelo menos, conhecer a história por trás do buraco na porta, feito especialmente para gatos, mais velho.
Na Catedral de Exeter, na Inglaterra, um bispo resolveu cortar um buraco em uma porta que leva para uma cavidade atrás de um relógio. Cansado dos ratos, ele abriu um espaço para que o gato pudesse passar e caçar os roedores, no século 16, segundo a historiadora da catedral Diane Walker disse à BBC. Assim, há mais de 400 anos nasceu a primeira porta para gatos.
Há documentos que mostram que carpinteiros foram pagos para fazer o trabalho para o bispo Cotton e ele só chegou no local em 1598.
Problemas com ratos
Em 1376, o local foi escavado para que o relógio fosse instalado e acabou virando um ninho de ratos, já que os roedores eram atraídos pela gordura animal usada para lubrificar o relógio.
Um fato curioso é que as antigas “folhas de pagamento” mostram que um gato recebia salário. Inclusive, em um momento, o valor dobra e não se sabe se mais um foi empregado ou se o que já existia ganhou uma promoção por fazer um bom trabalho.
Apesar de certamente ser uma das mais velhas, não se tem um registro completo de todas as portas de gato do mundo. Mas saber que existe no mesmo local há mais de 400 anos já é um ponto turístico interessante para os amantes de gato e história.
LEIA TAMBÉM