Quem tem gatos em casa provavelmente sabe que existe uma planta capaz de deixá-los em êxtase: a famosa catnip, erva-gateira ou erva do gato. Os felinos amam, mas por quê?
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Nesta segunda-feira (17) é celebrado o Dia Mundial do Gato. E para celebrar essa data reservada só para esses felinos, a gente te explica o que é essa erva e para que serve.
O que é erva do gato ou catnip?
A erva do gato nada mais é do que uma planta da família da hortelã, a Nepeta cataria. Ela é chamada assim por conseguir mudar o comportamento dos bichinhos. Inclusive, uma pesquisa publicada em 2017, na revista Behavioural Processes, afirma que 100% dos 60 gatos expostos ao catnip ficaram mais brincalhões, rolando e se esfregando, em estado de euforia ou mais relaxados.
E a erva não afeta só eles. Muitas espécies de felinos, como os leões, tigres e jaguatiricas, tendem a apresentar mudanças também.
Por que os gatos amam a catnip?
Ao cheirar ou morder a planta, os felinos entram em contato com um componente chamado nepetalactona, responsável por todas essas mudanças. Isso porque, de acordo com um estudo publicado em 2020 na revista Science, esse composto é muito parecido com o feromônio felino, quase como se estivesse mimicando ele.
Para que serve a erva do gato?
Apesar de ser motivo de felicidade para os bichanos, a função da erva de gato não é apenas acalmar ou deixá-los mais animados. Na verdade, o mesmo componente que enlouquece os felinos, é usado pela planta como repelente.
Outro estudo, também publicado na Science, em 2021, mostrou que os gatos que possuíam o composto no pelo após rolarem em plantas eram menos mordidos por mosquitos do que os felinos com o corpo sem o nepetalactol.
A famosa erva do gato pode ser encontrada para comprar de diversas formas: em mudas para serem cultivadas, embalada e ressacada, e até em brinquedos para gatos.
*Fonte: Active and passive responses to catnip (Nepeta cataria) are affected by age, sex and early gonadectomy in male and female cats (2017); The characteristic response of domestic cats to plant iridoids allows them to gain chemical defense against mosquitoes (2021); The evolutionary origins of the cat attractant nepetalactone in catnip (2020).
LEIA TAMBÉM