O final de ano é cheio de comidas maravilhosas e uma mesa farta para os humanos. Os cães acabam apenas olhando e lambendo os beiços. Repleta de gostosuras, a ceia de Natal também é cheia de pratos que podem ser extremamente prejudiciais para os pets, como o tradicional panetone. Em contrapartida, fazer um “doce” próprio para ele pode ser a melhor alternativa.
Cães podem comer o panetone comum?
Não! Primeiro, porque ele é feito para humanos e não para animais. Em segundo lugar, ele contém diversos ingredientes tóxicos para o seu bichinho, como os altos níveis de açúcar, as frutas cristalizadas, as uvas passas e o próprio chocolate.
Os com gota de chocolate ou trufados, chamados também de chocottones, contém teobromina, que pode causar vômitos, convulsões, diarreias e até levar ao coma. Já os light e diet têm o xilitol, que também é tóxico para os animais.
Portanto, ele não deve ingerir o alimento. Caso tenha feito, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.
PetReceita: Panetone bom pra cachorro
Quer agradar seu cachorro durante a ceia? Chega de encarar aquela cara de quem caiu da mudança, se contendo a apenas dizer “não pode”! Confira os ingredientes e como preparar o panetone para cães.
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 3 colheres de sopa de água;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 1 maçã ralada;
- 1 banana passa;
- 3 colheres de sopa de farinha integral;
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio.
Sabores:
É possível escolher entre o doce ou salgado, optando por:
- frango desfiado sem tempero;
- fruta (que não seja tóxica para o cão);
- alfarroba (para imitar o chocolate).
Como preparar:
Em uma vasilha, misture o ovo, óleo de coco e água. Acrescente então a banana passa, a maçã já picada, novamente misture e depois acrescente o ingrediente do sabor escolhido. Aos poucos, enquanto mexe o conteúdo, adicione a farinha integral e o bicarbonato de sódio.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Depois é só colocar a massa em uma forma para o panetone e levar para assar por 30 a 40 minutos. Quando esfriar, é só servi-lo.
Mas lembre-se: isso é um petisco, não uma refeição! Dar em grandes quantidades para o seu pet pode fazer mal. Ele pode tranquilamente ser consumido em mais de um dia.
*Com informações do PetLove
LEIA TAMBÉM