ENTENDA

No Dia Mundial do Gato, conheça 5 curiosidades sobre os felinos

Qual melhor forma de comemorar o Dia Mundial do Gato do que conhecendo mais sobre os bichanos?

Publicado em: 17/02/2024 14:34
Última atualização: 17/02/2024 18:29

Dia Mundial do Gato é comemorado neste sábado (17) e, qual melhor forma de comemorar a data do que conhecendo 5 curiosidades sobre os bichanos? A médica veterinária Ludmila Costa respondeu junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) algumas dúvidas comuns quanto aos felinos.


Com tantos mitos, confira 5 curiosidades sobre os gatos Foto: Freepik

Gatos não podem tomar banho?

Na verdade, a resposta é um depende. Os gatos já se limpam sozinhos com a língua. "Na saliva desses animais existe inclusive uma enzima que ajuda na higienização do pelo", disse.
É claro que, caso o animal esteja doente ou tenha estado na rua ou outros locais que o tutor não sabe, o melhor é que seja dado um banho. O que deve ser evitado é o uso de água e shampoo, já que os gatos reconhecem todos - e a si - pelo cheiro, então usar produtos com perfume pode tirar essa personalização. 

Gatos precisam sair para a rua?

Não! Gatos domésticos precisam ficar em casa, já que a rua pode oferecer muitos riscos e é um ambiente novo e hostil. A veterinária explica que o mais importante é que ele não fique entediado, tendo um ambiente em que possa brincar.

Gatos podem tomar leite? 

Não. Mesmo que o gato seja filhote, ele não pode ingerir leite bovino. A ingestão pode dar diarreia e vômitos, até alergia em alguns casos. Caso necessário, existem diversos leites feitos para os pequenos, disponíveis nas pets.

Gatos ronronam quando estão felizes?

Apesar de ser verdade que os gatos ronronam quando estão felizes e tranquilos, os felinos também podem fazer o som para mostrar que estão em um momento de estresse e até dor. "Tudo vai depender do estado de saúde e mental que o gato se encontra", diz.

Gatos não gostam de água?

Os gatos não odeiam ou gostam de água apenas por serem felinos. Isso vai depender da adaptação dele quanto a isso e do próprio animal.

*Com informações do CRMV-PB

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas