Com corpo alongado e dorso achatado, as lacraias – também muito conhecidas como centopeias – são animais silvestres com um par de longas antenas na cabeça, duas mandíbulas e, como era de se esperar, duas maxilas. É um animal peçonhento adaptados para entrar em frestas. E, pela facilidade em aparecer na casa da população, surge a dúvida: será que esses bichinhos podem ser venenosos para os humanos?
Esses animais gostam de se alojar em pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição. Em residências, são encontradas com mais facilidade em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos e gostam de ficar em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida. As informações são da Fiocruz.
Os sexos também são separados e a fecundação ocorre de forma interna. O macho coloca suas células sexuais no corpo da fêmea, de forma que encontram as células sexuais femininas.
De vida solitária, esses animais terrestres e ágeis são carnívoros e se alimentam principalmente de minhocas, grilos e baratas. São muito ativos e correm rapidamente em busca da presa – muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno.
E falando nisso, as lacraias podem dar picadas dolorosas. Seu veneno não é muito ativo no homem, mas, conforme a Fiocruz, depende muito de cada pessoa.
Segundo o Instituto Vital Brazil, embora existam muitas lendas sobre o animal, não há relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias no País.
Quais são os sintomas que podem indicar que levei uma picada de lacraia?
– dor forte;
– inchaço (edema) no local da picada.
Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer:
– febre;
– calafrios;
– tremores e suores;
– além de uma pequena ferida.
Em caso de acidente, o indicado é que o ferido não consuma bebida alcoólica, bem como mantenha o local da picada o mais limpo possível. E mesmo que o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é indicado procurar orientação médica.
LEIA TAMBÉM