Famosas pela presença das baleias-francas, as praias da região de Garopaba, em Santa Catarina, foram palco de uma ocorrência considerada inédita. Na última sexta-feira (11), uma fêmea de elefante-marinho foi vista no local com um filhote recém-nascido.
LEIA TAMBÉM: Orcas fazem rara aparição no litoral do RS
O registro aconteceu na praia do Siriú e, conforme o Instituto Australis, acredita-se que o nascimento do pequeno elefante-marinho tenha sido na noite anterior. Segundo os pesquisadores, a observação é considerada inédita no Brasil.
Frequentadores do balneário foram surpreendidos. A tatuadora gaúcha Camila Silveira, que estava no local ao lado do noivo, diz que no primeiro momento os animais pareciam mortos. “Depois, chegando mais perto, conseguimos perceber que estavam vivos.”
Ela explicou que a região da praia foi isolada por equipes da prefeitura, evitando que curiosos se aproximassem demais. De acordo com os pesquisadores, a fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local, amamentando o filhote.
“É fundamental que tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido, neste período, por isso pedimos compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximar buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros.”
LEIA TAMBÉM