Você já deve ter ouvido algumas lendas e muitas histórias sobre morcegos, não é mesmo? Desde que eles se alimentam de sangue humano, se transformam em vampiros e até a cultura pop, afinal o Batman é um dos heróis mais queridos dos quadrinhos e do cinema.
No entanto, esses animais não passam de mamíferos voadores, os únicos com essa característica. Nesta época do ano, com a claridade se estendendo até o início da noite, é comum se deparar com morcegos no dia a dia.
Isso ocorre por conta da alimentação dos animais, composta em sua maioria por insetos e o período de mais incidência é justamente ao entardecer. Guiados pelo seu sonar, os morcegos utilizam pouco a visão e por vezes acabam se atrapalhando.
Ao entrar em janelas, chaminés ou outros ambientes, o bicho fica o aflito, fazendo com que tente sair de qualquer maneira. No que diz respeito ao vírus da raiva, o controle é feito pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Encontrei um morcego: o que faço agora?
Pensando em auxiliar a população no caso de encontros indesejados, listamos algumas dicas para se dar bem com o Bat.
A primeira dica é: lance um pano sobre o animal.
Na sequência, com auxílio de uma vassoura ou objeto semelhante, coloque-o com cuidado no interior de uma caixa de papelão. E não esqueça, faça pequenos furos para manter o morcego ventilado.
Em caso de contato com o animal, limpe o local com água e sabão. Se for mordido, procure um serviço de saúde.
Evite o contato de animais de estimação com morcegos.
Não tente capturar o animal com as mãos, a mordida é inevitável já que o morcego está assustado e quer se defender.
*E não, não existe ataques de morcegos. Os acidentes são registrados apenas quando as pessoas tentam fazer a captura com as mãos.
LEIA TAMBÉM