Uma fêmea de lobo-guará, ameaçada de extinção, recém chegou aos recintos do zoo de Gramado, mas já busca por um par neste Dia dos Namorados (12). Devido a um problema na pata, ela foi encaminhada ao empreendimento pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Belo Horizonte (MG), pela impossibilidade de retornar para a vida livre.
A nova moradora do Gramadozoo passou por período de adaptação e agora já se encontra disponível para ser vista pelos visitantes, no ambiente construído especialmente para a espécie.
“Apesar de ser um animal de vida selvagem, ela foi capturada em área urbana em duas oportunidades. Foi feito todo um trabalho e uma primeira tentativa de reintrodução, mas novamente ela voltou para uma área urbana, acabou sofrendo uma lesão e passou por uma cirurgia ortopédica. Em virtude dos riscos que o animal poderia correr, a equipe decidiu destiná-la para um zoológico”, afirma o veterinário Jorge Lima, responsável técnico.
Conforme o especialista, o objetivo da equipe técnica do zoo é trazer um macho para formar par com a loba solitária. “Por ser uma espécie ameaçada de extinção, estamos buscando agora o pareamento para uma possível reprodução em cativeiro. Ela é uma fêmea adulta, saudável. Nós já temos um parceiro, um machinho virá do Cetas de Goiás. Nossa ideia é trabalhar na parte de reprodução, visando a conservação”, frisa.
LEIA TAMBÉM