MUNDO ANIMAL
Conheça a história do cachorro-vinagre que foi para São Paulo em busca da namorada
Espécie do pequeno Rondon é nativa da América do Sul e está ameaçada de extinção
Última atualização: 13/12/2023 11:15
O pequeno Rondon, fez algo que muitos têm vontade. O animal da espécie cachorro-vinagre pegou o avião e viajou para São Paulo em busca da namorada. Resgatado em junho de 2022, na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, ele foi primeiro encaminhado para o Zoológico de Brasília e agora será morador da capital paulista.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme o Portal G1, isso ocorre pelo fato de Rondon ter sido incluído no programa de conservação e reprodução do Zoológico de São Paulo, já que a espécie é ameaçada de extinção. O manejo está previsto no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Canídeos Ameaçados. O movimento é coordenado pelo Instituto Chico Mendes.
O cachorro-vinagre embarcou para São Paulo em um voo da Latam, pousando em Guarulhos por volta das 17h45. A opção por um avião ocorreu por conta da distância entre Brasília e a capital paulista, mais de mil quilômetros, o que causaria um possível estresse ao animal. “A expectativa é que, no novo lar, Rondon tenha a oportunidade de contribuir para os programas de reprodução, desempenhando um papel fundamental na preservação dessa rara e ameaçada espécie de cachorro-vinagre”, explica o Diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Leandro Drigo.
Rondon deve passar por um processo de quarentena e adaptação, depois será apresentado oficialmente à namorada. A Latam comunicou que o voo foi gratuito e faz parte de um projeto para auxiliar na conservação de espécies ameaçadas.
Extinção
Segundo o Instituto Chico Mendes, o cachorro-vinagre está classificado com perigo de extinção na região do Cerrado. Nativa da América do Sul, a espécie pode pesar entre 5 e 8 quilos quando adultos.
Uma das principais características do cachorro-vinagre é a forte e intensa relação familiar, a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.