Ela é azul, mede 65 centímetros e pesa pouco mais de 60 gramas. Além da cor da pele, os olhos vermelhos também a destacam na natureza. Quem observa a beleza pode não imaginar, mas o veneno da Trimeresurus insularis é considerado mais mortal que o da cascavel e das jararacas.
Conforme a pesquisadora do Museu Biológico do Parque da Ciência Butantan, Silvia Cardoso, o envenenamento pode causar grandes danos à saúde. “O veneno daTrimeresurus insularis tem ação local, é hemolítico e por isso destrói as hemácias do sangue, causando hemorragias. É também proteolítico, que causa necrose do tecido, corroendo a pele.”
A serpente chegou ao Butantan em 9 de fevereiro de 2023. Exótica, ela é proveniente de ilhas da Indonésia e foi resgatada, sendo transportada ilegalmente em um ônibus na Bahia. O veículo havia saído de São Paulo e acabou interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com outros 59 animais. De lá, foi transferida para o Parque da Ciência. “Montamos um espaço com galhos de árvores e vegetação semelhante ao habitat natural da espécie para ajudar na adaptação.”
Adaptação e apelido
Batizado de Menino Bonito, a serpente macho chegou ao lado de uma fêmea, que não resistiu e acabou morrendo por conta da situação de transporte. “É uma espécie arborícola, por isso tem preferência em ficar no topo das árvores, raramente descendo ao chão. Assim, fizemos a ambientação de um recinto com galhos de diferentes espessuras, cipós, rochas, abrigos e aquecimento.”
Apesar de macho, a beleza e o veneno poderoso fizeram com que o animal fosse comparado à cantora Rita Lee e apaixonada por serpentes. Na música “Erva Venenosa”, Rita canta. “De longe é formosa… é pior do que cobra cascavel, seu veneno é cruel.” O apelido? Santa Rita de Sampa.
Pesquisadora e diretora do Museu Biológico, Erika Hingst-Zaher faz outra comparação entre a rainha do rock e a cobra azul. “Essa serpente é a nossa ‘ovelha azul’, porque ela é muito diferente, assim como a Rita, que foi inovadora nas ideias.”
LEIA TAMBÉM