ANIMAL PEÇONHENTO

COBRAS: Jararacas são as serpentes que mais picam pessoas; veja como identificá-las e o que fazer em caso de ataque

No verão, os ataques se tornam mais comuns devido ao calor, que faz com que esses animais fiquem mais ativos

Publicado em: 12/01/2024 14:22
Última atualização: 12/01/2024 14:23

Cobras são animais que causam tensão em muitas pessoas, isso porque a picada de determinadas espécies pode ser fatal. Um exemplo são as jararacas, do gênero Bothrops. Essas serpentes têm comprimento de até 1,20 metro e peso de aproximadamente dois quilos. No verão, os ataques se tornam mais comuns devido ao calor, que faz com que elas fiquem mais ativas. 


COBRAS: Jararacas são as serpentes que mais picam pessoas; veja como identificá-las e o que fazer em caso de ataque Foto: Arquivo/GES

"Uma das principais características físicas da jararaca é a sua cor marrom e a presença de manchas triangulares escuras pelo corpo. Além de uma cabeça triangular, esse tipo de cobra também apresenta uma faixa horizontal preta atrás dos olhos e em volta da boca", explica a bióloga Sarah Peixe. Conforme a especialista, a jararaca se camufla facilmente entre vegetações devido a sua cor. 

No Brasil, as jararacas foram as responsáveis por 69,3% dos acidentes envolvendo serpentes em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde. 

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O que fazer ao se deparar com uma jararaca?

"Quando as serpentes se sentem acuadas, uma estratégia defensiva de muitas espécies é se enrodilhar e dar o bote caso a ameaça não se afaste. Entretanto, mantendo-se a uma distância segura e afastando-se do animal, uma pessoa pode evitar um acidente e a serpente provavelmente irá fugir", orienta a bióloga. 

Sarah defende que uma pessoa que vê alguém ser atacado por uma jararaca, deve "manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele". Além disso, ela afirma que é preciso "evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno".

Quais são os sintomas de uma picada de jararaca?

A especialista diz que uma cobra pode injetar quantidades diferentes de veneno em uma mordida. Essa quantidade também pode variar pelo tamanho do animal. "Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz."

A bióloga destaca que, entre as complicações, há risco de infecção e/ou necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.

O que fazer se for picado

  • localize a marca da picada e limpe o local com água e sabão, 
  • cubra a área com um pano limpo,
  • remova anéis, pulseiras e outros objetos que possam apertar a circulação,
  • em caso de inchaço do membro afetado, leve imediatamente a vítima ao serviço de saúde mais próximo, 
  • leve uma foto do animal ou apresente o máximo de características para que ele seja identificado e a vítima possa receber o soro específico.

A jararaca se assemelha a alguma outra espécie? 

A serpente é parecida com a cruzeira, que pertence ao mesmo gênero e apresentam as manchas em forma de ferradura mais acentuadas. Há também semelhança com a cotiara, espécie que possui coloração castanha esverdeada com desenhos de trapézios e o ventre preto. Também há a jararaca-do-pampa, que possui manchas triangulares e pintas, que rendem a ela um outro nome comum de jararaca-pintada.

"É muito difícil no momento de um encontro com o animal realizar uma identificação precisa, o ideal é observar com mais proximidade e atenção, porém as cobras que mais aparecem na região são as jararacas comuns, que possuem o padrão de manchas triangular e as cruzeiras, que possuem o padrão de manchas em ferradura.

Qual é a espécie de cobra mais perigosa?

Uma das cobras consideradas mais perigosas no Brasil é a coral-verdadeira, mas como ela não tem um padrão de comportamento agressivo, é responsável por apenas 0,1% dos acidentes, segundo Sarah. "Já as cobras do gênero Bothrops (incluindo a jararaca), conforme dados da CEVS [Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul] foram responsáveis por 98% dos acidentes ofídicos dos últimos anos."

Ainda, ela relata que "o veneno da jararaca tem uma importância medicinal muito grande, sendo um dos mais estudados". O medicamento para pressão Captopril é feito a partir de compostos da peçonha da jararaca.

É verdade que a jararaca é a cobra que mais ataca humanos?

"Nenhuma cobra costuma atacar humanos, todavia as jararacas e principalmente as cruzeiras possuem um padrão de comportamento mais agressivo, sendo responsáveis pela maior parte dos acidentes com serpentes peçonhentas", fala.

Onde as jararacas são mais encontradas?

De maneira geral, cobras habitam áreas de mata, tanto solo quanto árvores. Porém, algumas se encontram em áreas urbanas, principalmente pelo desmatamento e fragmentação dos habitats. Nas zonas rurais, os acidentes costumam ocorrer devido a atividades agrícolas.

"Em ambientes rurais é essencial que trabalhadores usem equipamentos de proteção individual como botas e perneiras e redobrem a sua atenção, especialmente nos meses mais quentes", orienta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas