ESPECIAL RETROSPECTIVA ANIMAL
Cobras dentro de BMW em shopping, saindo de telhados e envolvidas em acidentes? Relembre 6 casos de serpentes que bombaram em 2023
O ano foi do Coelho segundo o horóscopo chinês, mas quem dominou as notícias foram as serpentes
Última atualização: 14/12/2023 12:32
De acordo com o horóscopo chinês, 2023 foi o ano do Coelho, mas quem dominou as notícias foram elas: as cobras. Sejam elas gigantes saindo de telhados, ou venenosas aparecendo em casas do Vale do Sinos, relembre seis dos muitos casos que deram o que falar no Jornal NH sobre estes répteis:
Fato ou Fake? Vídeo mostra cobra gigante saindo de telhado e escalando árvore na Austrália; veja
Os moradores de Queensland foram surpreendidos por uma cobra gigante saindo de um telhado e escalando árvores, na Austrália, em agosto deste ano. As imagens da aparição curiosa foram compartilhadas e chocaram o mundo, contando com 202 mil visualizações. Na época, a dúvida maior era se o vídeo era real ou não.
Foi confirmado pelo Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland que se tratava de uma píton-tapete, de 5 metros. No Brasil, o animal é conhecido como píton-diamante. Ela não é venenosa.
Veja o vídeo:
A jiboia que foi passear de BMW em Novo Hamburgo e ficou famosa
Em outubro, a população de Novo Hamburgo ficou intrigada com uma jiboia descansando no painel de uma BMW, no estacionamento do showpping. Foi assim que Giló, de 21 anos, ficou conhecida em toda região. Seu tutor, um advogado que preferiu não se identificar, afirmou ter comprado ela em um pet shop e possuir um registro do Ibama.
Veja vídeos da Giló no painel do carro e em seu espaço privativo:
"Eu realmente achei que iria morrer": moradora de Novo Hamburgo foi picada por cobra e sofreu acidente no mesmo dia
Paola Siebel foi picada por uma cobra venenosa, da espécie urutu-cruzeiro, quando fazia trabalho voluntário em Gravataí. Quando percebeu, se dirigiu ao hospital com a serpente no banco traseiro do carro, para que o hospital conseguisse o antídoto mais rápido.
No entanto, o veículo aquaplanou e ela se acidentou. Assim, perdeu a cobra no caminho e ainda foi questionada pela demora para se dirigir ao hospital, tendo um intervalo de mais de quatro horas entre a picada e a chegada de Siebel no pronto-socorro. O acidente foi em 2017 e ela se recuperou.
Cobras venenosas aparecem em casas no Vale do Sinos - e como identificá-las
No bairro Roselândia, uma serpente adulta da espécie Micrurus altirostris, ou coral verdadeira, foi encontrada no pátio de uma casa. Por ser venenosa, deu o que falar e a redação do Jornal NH preparou um pequeno dossiê de como identificá-la, se prevenir e até o que fazer em caso de picadas.
Sem ser um fato isolado, as cobras realmente foram protagonistas do ano. Desta vez, uma cruzeira foi encontrada em uma residência, em São Leopoldo. Longe de ser inofensiva, ela tem mais de um metro de comprimento e possui uma picada tão venenosa que pode causar necrose e até levar à morte.
Inclusive, o surgimento de cobras em áreas urbanas está cada vez mais comum e dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), informados no começo de dezembro, mostram que o número de ataques de serpentes no Rio Grande do Sul subiu entre 2022 e 2023.
Cobras gigantes caem junto com o forro da casa enquanto acasalam
Na Malásia, em fevereiro, o forro de uma casa despencou, revelando duas pítons gigantes, em Pahang. As imagens mostram as serpentes, que têm entre 25 e 32 quilos acasalando enquanto o teto cede por não aguentar o peso. Não é preciso dizer que o vídeo apavorou o mundo e viralizou.
Assista:
Cobra invadindo berço de criança em SC
Em junho, uma cobra resolveu invadir o quarto de uma criança, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, deixando os pais desesperados. A serpente resolveu que iria descansar em um local confortável, que se tratava do berço onde o bebê geralmente dormia. A espécie era caninana.
Assista o vídeo:
MENÇÃO HONROSA:
Cobra fala? Vocalização de serpente é registrada por cientistas brasileiros; ouça
Em outubro, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) divulgaram uma descoberta curiosa: o som inédito de uma cobra na América do Sul. A espécie papa-lesma tem o barulho descrito como semelhante a brinquedo de bebê.
Ouça a cobra cantar: