O câncer é uma doença que afeta milhões de cães e gatos no mundo todo, sendo a segunda maior causa de morte nesses animais. Por isso, a oncologia veterinária é muito importante para a saúde e o bem-estar dos pets e de seus tutores.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo do animal, mas alguns tipos são mais comuns, como os tumores de mama, de pele e no sangue. As causas do câncer são variadas, podendo envolver fatores genéticos, ambientais, hormonais, imunológicos e entre outros.
A Dr. Pamela Garcia de Almeida, médica veterinária especialista em Oncologia do Hospital Veterinário Feevale (Hovet), destaca a procura por tratamento na região. “Aproximadamente 120 pacientes cirúrgicos oncológicos e 20 pacientes em tratamento quimioterápico passam por nossa clínica. Mesmo assim, ainda existe um preconceito enorme quanto à quimioterapia”, destaca ela.
Ela explica que tratamento do câncer pode variar conforme o caso, mas os principais métodos são: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo. “No Hovet da Feevale dispomos de cirurgia e tratamento quimioterápico para cães e gatos”.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Foi no Hovet da Feevale e nas mãos da Dr. Pamela que uma emocionante história de superação do câncer se desenrolou.
Recuperação surpreendente
Para os tutores do Zuquinho, um labrador chocolate de 11 anos e 4 meses, o tratamento oncológico foi um sucesso e salvou a vida do amigo de quatro patas. Sergio Junior e Bárbara Rolim, destacam a importância de estar sempre atento para alterações na saúde dos animais. “Em novembro de 2022, ele acordou mancando, e o que pensávamos ser um simples mau jeito, revelou-se como osteossarcoma, um câncer ósseo”, disse Bárbara.
A importância de contar com uma equipe multidisciplinar especializada em oncologia veterinária é destacada pelos tutores, que encontraram na Dra. Pamela a orientação necessária para guiar Zuquinho rumo à recuperação. “A assertividade, segurança e confiança no tratamento foram cruciais. O tratamento com amputação e quimioterapia foi a melhor decisão, só não fizemos antes por falta de conhecimento e contato com especialistas”, relata Sergio.
Apesar de precisar de amputação da pata e ter passado por momentos de dor, além das sessões de quimioterapia, agora, o labrador está muito bem, junto da sua família. “Em maio de 2023, a pata do Zuquinho foi amputada e ele resistiu. No primeiro dia depois da cirurgia ele já estava andando. Quinze dias depois já estava totalmente recuperado e o olhar dele voltou a ser como era antes. Ter só três patas não o impede de passear, brincar e até correr”, conclui Bárbara, emocionada.
A jornada de Zuquinho é um testemunho da resiliência e amor entre pets e seus tutores, destacando a importância da oncologia veterinária na busca por tratamentos eficazes e na melhoria da qualidade de vida dos animais de estimação.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- amor entre pets e tutores
- amputação em animais
- Bárbara Rolim
- câncer em animais
- causas do câncer em animais
- cirurgia veterinária
- Dr.ª Pamela Garcia de Almeida
- Dra. Pamela orientação
- equipe multidisciplinar em oncologia veterinária
- fatores ambientais
- fatores genéticos
- fatores hormonais
- fatores imunológicos
- História de superação
- Hospital Veterinário Feevale
- Hovet
- labrador
- métodos de tratamento do câncer em animais
- oncologia veterinária
- osteossarcoma em cães
- pacientes cirúrgicos oncológicos
- pacientes em tratamento quimioterápico
- preconceito contra quimioterapia em animais
- qualidade de vida dos animais de estimação.
- quimioterapia para cães e gatos
- recuperação de animais após tratamento oncológico
- resiliência em animais de estimação
- saúde dos pets
- Sergio Junior
- tratamento oncológico
- tumores de mama
- tumores de pele
- tumores em cães
- tumores no sangue
- Zuquinho