MIAURAVILHOSO

Brasil tem apenas uma raça de gatos há 26 anos - e ela é muito inteligente; conheça

O gato de pelo curto brasileiro, ou brazilian shorthair fora do País, é um felino muito carinhoso

Publicado em: 08/03/2024 10:33
Última atualização: 08/03/2024 10:36

O Brasil possui oficialmente uma única raça de gatos. Fora do País, é chamado de brazilian shorthair. Para nós, é o gato de pelo curto brasileiro, de acordo com a Confederação de Felinos do Brasil.


Gato de pelo curto brasileiro pode ter diversas colorações na pelagem Foto: Freepik

Quais as características do gato de pelo curto brasileiro?

Considerado uma raça desde 1998, pela Federação Mundial de Gatos, tem o temperamento descrito como ativo, dócil e amigo. Ele tem porte médio, podendo pesar de 5 a 10 quilos e viver de 14 a 20 anos.
Apesar de ser uma raça reconhecida, o gato de pelo curto brasileiro segue a linha dos british shorthair e american shorthair, que são os felinos Sem Raça Definida (SRD) dos britânicos e norte-americanos. Ou seja, a raça brasileira é uma tipologia que representa os animais padrões do Brasil que antes eram chamados de "vira-lata".
Muito inteligente e curioso, os gatos dessa raça tem mais facilidade com os treinamentos e em aprender a usar a coleira.
Eles são muito carinhosos e companheiros, além de brincalhões. Por tanto, precisam de brinquedos e distrações. O melhor é focar em objetos que agucem os sentidos do gato, para que sejam estimulados.
Quanto às características físicas, o pelo curto brasileiro pode ter a pelagem e os olhos de várias colorações. É um felino esbelto, rápido, com um rabo médio ao longo.

Gato de pelo curto brasileiro se dá bem com todos?

Os gatos de pelo curto brasileiro são muito afeiçoados aos tutores e podem conviver em harmonia com outros animais, crianças, adultos e idosos. Entretanto, para isso, precisam ter passado por um processo de socialização adequado.
O melhor é apresentá-los ainda filhote para quem precisam conviver, assim terão mais confiança com os outros, inclusive com cachorros.

Cuidados com o gato de pelo curto brasileiro

Os pelos curtos, como o próprio nome diz, fazem com que os cuidados com os pelos sejam mais fáceis. Ainda assim, é importante escovar regularmente, para que eles cresçam saudáveis. Outra dica é cortar as unhas do bichinho com um cortador, para que o gato não se arranhe ao se coçar.
E, claro, cuidar para que o ambiente não ofereça riscos ao animal. O melhor é que os ambientes que apresentam rotas de fuga sejam telados. No geral, são gatos muito saudáveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas