ESTÂNCIA VELHA

Animais abandonados ou maltratados ganham nova história por meio de parceria entre voluntários e prefeitura da região

Em 2023, 350 animais ganharam um novo lar. Na última edição, a feira já garantiu a adoção de 20, entre cães e gatos

Publicado em: 08/01/2024 15:38
Última atualização: 08/01/2024 15:39

É graças à parceria entre a prefeitura e um time de 52 voluntários que fazem de seus lares casas de passagem, que animais abandonados ou maltratados em Estância Velha recebem a oportunidade de ganharem uma nova história.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Sirlei Ritter trabalha como voluntária na feira todos os sábados Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Foi assim que na manhã de sábado (6) Leonardo Portela, 9 anos, realizou o sonho de ter um cachorro e os irmãos Rafaella, 4 e Henrique, 2, adotaram um gatinho. Quem também ganhou uma nova chance foi Maia, uma cachorra adulta, resgatada das ruas, que guardava há três meses por uma nova família.

Na manhã de sábado ocorreu a primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2024, realizada tradicionalmente aos sábados na Praça Leonel Brizola. Dentre as pessoas que sempre marcam presença no evento está a voluntária Sirlei Ritter, 69. Há anos ela se dedica à causa animal e sempre quando há feira aparece para ajudar.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Dos 46 animais à disposição, 28 gatos e 18 cachorros, 20 deles ganharam uma nova família – este foi o maior número de adoções em um único dia registrado até hoje. Foi o caso do gato Frajola, filhote de gato adotado pelos manos Rafaella Carvalho Fão, 4, e Henrique Carvalho Beuren, 2. Eles foram no local acompanhados da mãe Patrícia Carvalho da Silva, 34, e já escolheram um nome para o bichano: Frajola.


Rafaella e Henrique adotaram um gatinho Foto: Débora Ertel/GES-Especial


Sem ainda ganhar um nome, o filhote peludo “se sentiu em casa” no colo de Leonardo, que não conseguia disfarçar o sorriso por ter recebido autorização dos pais Rubens Portela, 56, e Luciana Ribeiro, 41, para adotar um cachorro. “Ele vai ser o meu amigo”, garantiu. O menino precisou assinar o termo de compromisso, documento que todos os adotantes preenchem, comprometendo-se em cuidar bem do animal. 

Além disso, Maia, que vivia temporariamente na casa do programador Jabel Martins 29, a partir de agora será moradora do bairro Santo Afonso, pois foi adotada por uma família de Novo Hamburgo. ”Ela é muito dócil e gosta de conviver com outros cachorros”, garante Martins.


Maia era a única adulta para adoção Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Conforme o titular da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (Sesebe), José Dresch, em 2023 foram adotados 350 animais na cidade, além 981 castrações de cães e gatos. Segundo Dresch, o trabalho só é possível porque há o envolvimento dos voluntários que se dispõe a ficarem com os cães e gatos em suas casas até que um novo lar seja providenciado.


Sirlei Ritter trabalha como voluntária na feira todos os sábados Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Se de um lado os parceiros doam o cuidado, na outra ponta a prefeitura distribui ração, em 2023 foram 10 mil quilos, e atendimento veterinário gratuito. “As pessoas já doam o seu carinho e seu tempo, então não podem ter o custo”, destaca Dresch. Segundo o funcionário da Sesebe, Tarcísio Luis Schneider, entre os voluntários há sete que cuidam de gatos. “Tem uma com 68 gatos e precisa ver o capricho”, conta.

Maibi Petry, 48, durante 20 dias cuidou de cinco filhotes de cachorros, todos adotados. “É a segunda vez que faço. A gente fica feliz porque ajudou na adoção deles”, declara. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas