As eleições para o Conselho Tutelar estão chegando e é muito importante a participação na escolha da causa de proteção à criança e à adolescência. Precisamos de agentes verdadeiramente comprometidos com a causa.
Casos de abusos, torturas e maus-tratos contra criança são reportados diariamente. Uma triste realidade. Muitos candidatos não são comprometidos com a infância. Por isso precisamos votar nos mais capacitados para garantir a boa representatividade no órgão.
Os conselheiros tutelares são cidadãos eleitos pela comunidade que ficam no cargo por 4 anos, exercendo atribuições de receber denúncias e prestar serviços à comunidade em relação à população em desenvolvimento em situações de negligência, maus-tratos, exploração sexual e trabalho infantil.
Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. Ele desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de crianças.
O Conselho Tutelar é o Procon da criança. É ele quem vai verificar se seus direitos estão sendo cumpridos pela família, pela sociedade e Estado. Por isso a importância desta votação numa causa que afeta toda a sociedade.
Por tudo isso é importante conhecermos o Conselho Tutelar dos nossos municípios e irmos às urnas. Transforme o cuidado por nossas crianças em ação! Participe das eleições do Conselho Tutelar!
LEIA TAMBÉM