DIAGNÓSTICO

Sofrer sem razão

Enfrentar um problema que não existe é muito comum

Publicado em: 24/10/2023 08:15
Última atualização: 25/10/2023 16:17

Uma mulher de 33 anos passou dois anos em tratamento contra um câncer que nunca teve. O infeliz engano aconteceu num hospital de Londres e causou terríveis transtornos na "paciente" com imunoterapias, cicatriz de 20 centímetros no braço para tirar uma verruga, mudança de residência para o tratamento, além de um profundo impacto psicológico.

Penso, no entanto, que no final da história esta mulher deveria levantar as mãos aos céus. Quem luta contra um câncer real ou outra doença grave certamente gostaria de estar no lugar dela. Por outro lado, enfrentar uma doença que não existe faz a pessoa ficar doente de verdade.

É isto que a gente sempre ouve, que boa parte de nossas enfermidades são psicossomáticas, isto é, problemas físicos causados por sofrimento emocional. Enfrentar um problema que não existe é muito comum. Por isto a tal da ansiedade, distúrbio de saúde mental que provoca tanta preocupação sem motivos óbvios a ponto de prejudicar a vida no dia a dia. Já temos tantos problemas reais, e estes devem nos ocupar na busca por soluções. Mas, lutar contra o que não existe? Isto faz a gente pensar no pior mal que não tem razão para roubar o nosso sono.

"Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus", escreve o apóstolo Paulo. "Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo" (Romanos 8.38).

É preciso tomar cuidado com certos diagnósticos. Podemos estar sofrendo sem nenhuma razão.

MEIA MAIS ARTIGOS DE MARCOS SCHMIDT

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas