Conheço quase todo o RS, resultado de minhas experiências profissionais e não de passeios de lazer. Muita gente viaja mundo afora e desconhece joias gaúchas. Procuro descobrir atrativos de cidades que conheci a trabalho. Por isso, estive em São Francisco de Paula, comunidade pequena, tranquila e acolhedora.
Fiquei numa pousada simples e atendida por um casal auxiliado pelo filho de 10 anos. Um cartão postal é o Lago São Bernardo, com dois quilômetros de circunferência e abastecido por oito vertentes. Local ideal para caminhar, pedalar e meditar. Numa das cabeceiras está o histórico Hotel Cavalinho Branco.
Na rua central funciona a Livraria Miragem. O espaço foi idealizado pela professora aposentada Luciane Olga Soares. Revoltada com as mudanças ambientais, ela resolveu criar um refúgio para a história e a cultura local. Nos três andares é possível deparar com objetos centenários como relógios, objetos de decoração e, é claro, livros. É uma livraria e antiquário com café e lugar para eventos.
Outro local imperdível é o Mátria Parque de Flores que abriga 30 jardins num gigantesco jardim botânico a céu aberto. Tem restaurantes, redes e espreguiçadeiras para relaxar entre os preás, moradores do jardim. Cometi o erro de não fazer o passeio no carrinho de golfe. Assim, perdi de conhecer o berçário das mudas, o apiário, o passeio de barco, mas voltarei.
Como São Chico, há inúmeras comunidades gaúchas para encher os olhos de beleza e orgulho. Basta explorar!
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags