abc+

16 DE NOVEMBRO

Os megalomaníacos

Jackson Buonocore - Colunista | abcmais.com
Publicado em: 16/11/2023 às 03h:00
Publicidade

É provável que conheçamos indivíduos que têm convicções de que tudo que falam, pensam e realizam é o máximo. Eles são os megalomaníacos, que possuem um conceito elevadíssimo de si mesmos.

A megalomania é um transtorno psicológico de pessoas com uma exagerada autoestima, caracterizada por delírios de poder e onipotência.

Essa palavra vem da combinação dos termos mégalo, que significa “grande”, e maníaco, que vem de “mania”. Ela se manifesta não apenas na negação das críticas, mas na rejeição de quaisquer opiniões diferentes das suas.

Os sujeitos que sofrem de megalomania se sentem superiores aos outros e buscam manipular os que estão à sua volta. Por isso, os megalomaníacos se acham o suprassumo da sociedade.

Assim, os megalomaníacos apresentam sintomas fáceis de identificação, como o transtorno narcisista e a obsessão por tornar seus atos grandiosos ou descomunais.

A megalomania faz parte do caráter de personalidades tirânicas da macropolítica, como por exemplo: Júlio César, Napoleão Bonaparte, Adolf Hitler, Josef Stalin, Vladimir Putin e Benjamin Netanyahu, que são responsáveis por conflitos sangrentos.

Porém, na vida cotidiana e nas redes sociais eles são extremamente presunçosos. E no mundo da micropolítica está cheio de megalomaníacos, então, cabe aos eleitores identificá-los nas próximas eleições, uma vez eleitos causarão danos à sociedade.

Enfim, os megalomaníacos são incuráveis, porque não admitem que renegaram a humildade e o amor, os impedindo de ter uma referência ética na vida.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade