CONFIANÇA
O STF é odiado pelos brasileiros?
Última atualização: 25/10/2023 16:09
O desembargador aposentado e advogado dos golpistas de 8 de janeiro, Sebastião Coelho, disse aos ministros do STF: "Vossas Excelências são os mais odiados do país".
Ao invés de fazer a defesa de seu cliente, ele fez um enfrentamento à Corte, agindo com as vísceras, corroborando uma narrativa bolsonarista já conhecida e equivocada.
Não tenho mais dúvidas que o bolsonarismo fez mais vítimas do que a Covid-19. Este movimento tem um problema congênito que impede seus adeptos de governar, de gestar, de resolver problemas. Eles são negadores da ciência e do conhecimento.
Vocês querem ver um exemplo: na última Pesquisa Mundial de Valores, uma das instituições mais confiáveis pelos brasileiros foi justamente a "Justiça" com 50% da população dizendo que confiam nela. As instituições que os brasileiros menos confiam, nos termos de Sebastião Coelho, as mais "odiadas", são os partidos políticos com 15% e o Congresso Nacional com 18%, seguido do governo Federal 25%.
Aliás, desde os anos 1990, a confiança nestas instituições tem caído. Não é por outra razão que os partidos têm tirado o nome de "partido" das suas siglas. Agora é Solidariedade, Cidadania, Novo.
A única instituição que teve melhora, apesar de todos os seus problemas, foi a Justiça. Os brasileiros aumentaram levemente a confiança nela. Em 2000 foi de 50%, em 2020 subiu para 55%, portanto, a Justiça é a mais confiável das instituições na comparação com as demais.
O negacionismo, a vivência em "bolhas na Internet", torna a percepção bolsonarista completamente equivocada da realidade e consequentemente inevitáveis suas derrotas.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE EVERTON RODRIGO SANTOS