Nas telas
O reload animado das Tartarugas Ninjas
Novo filme da série mergulha no universo teen para resgatar a essência das divertidas personagens mutantes
Última atualização: 25/10/2023 15:50
Após dois filmes live action nos cinemas (que dividiram a crítica e os fãs entre amor e ódio), a franquia As Tartarugas Ninjas está de volta à telona em sua versão de desenho animado no filme Caos Mutante.
Mas não é um desenho animado qualquer. Tem um conceito por trás de tudo. Inspirados no sucesso dos dois filmes do Aranhaverso, os produtores das Teenage Mutant Ninja Turtles perceberam um novo caminho para recomeçar, reinventar e resgatar a franquia dos heróis mutantes inusitados que em 2024 completará 40 anos do lançamento do primeiro gibi dos criadores Kevin Eastman e Peter Laird - ano passado foram os 35 anos da série lançada em desenho animado na TV, que marcou a infância de muitos.
Este é o caso do ator, diretor, roteirista e produtor Seth Rogen (de O Besouro Verde), fã confesso da franquia e também de filmes de animação (sua voz está em Kung Fu Panda e Rei Leão, entre outros), que batalhou forte ao lado colega e compatriota canadense Evan Goldberg para que a série ganhasse um recomeço conceitual, com um gosto infanto-juvenil.
A história é "simples". Os irmãozinhos com os nomes de artistas renascentistas Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo, ao lado da amiga humana April (também reinventada) e do mestre roedor Splinter (que na versão americana é dublado por Jackie Chan), saem dos esgotos de Nova York para encarar um exército de animais mutantes que querem dominar o mundo e acabar com os humanos.
Dirigido por Jeff Rowe (codiretor da divertida animação A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, de 2021, na Netflix), o filme conta com dubladores adolescentes nas vozes dos quatro heróis, que, por sinal, estão mais teens do que nunca nos cinemas, mostrando a mistura de amor fraternal com a rebeldia e a imaturidade característica das mutações da vida.
Estética teen
Mas o que vem conquistando críticos e fãs é a estética do novo filme das tartarugas adolescentes ninjas mutantes. Rowe buscou - com sucesso - emular uma técnica que não soasse tão graficamente computadorizada como a maioria das animações atuais. A ideia era dar um ar artístico teen, meio desleixado, imperfeito até, como ele próprio diz nas entrevistas de lançamento do filme.
O resultado é surpreendente e cativante, trazendo skate, rock e hip hop em deliciosas fatias de pizza de pepperoni para tartaruga ninja nenhuma botar defeito. E, no meio disso tudo, várias referências e piadinhas da cultura pop.
As Tartarugas Ninja voltaram, baby, e com cores e traços realmente fascinantes e contagiantes.