COMPORTAMENTO
O que acontece quando pensamos menos em nós mesmos?
Última atualização: 25/10/2023 15:58
Nosso ego é extremamente exigente, quer que o observemos diuturnamente e isso nos faz muito mal. Quando olhamos o tempo todo para nós mesmos nos sentimos ofendidos por tudo, pouco reconhecidos, mal-amados, nada está bom o suficiente, afinal somos o centro do mundo.
Mas quando esquecemos um pouco de nós e passamos a prestar atenção às coisas que são importantes em nossa vida, nossa percepção muda. Não pensamos mais que não recebemos atenção suficiente, tampouco que o mundo não nos compreende, porque agora estamos interagindo, verdadeiramente, com o mundo e não apenas com o ego. Estamos olhando para a responsabilidade que temos com as coisas importantes de nossa vida e percebendo que somos responsáveis pela realização de tudo isso.
Nesse momento começamos a sentir uma leveza enorme, porque nos esvaziamos de nós mesmos e é nesse esvaziamento que nos preenchemos de felicidade. Somos mesmo um paradoxo; quando nos esvaziamos é que nos preenchemos. Paramos de exigir que os outros nos façam felizes e percebemos que nossa felicidade depende de nossas ações no sentido de realizar as coisas que, de fato, são importantes em nossa vida. Não somos livres quando atendemos ao ego, que não quer deixar que olhemos para o mundo.
Olhar para o ego é olhar para quem pensamos ser, olhar para o mundo é olhar para quem queremos ser. Esquecer-se de si é condição fundamental para ser feliz de verdade. Ame e dedique-se à sua profissão, seu jardim, seus filhos, projetos, sua vida, enfim a tudo aquilo que tem sentido para você e amará a si mesmo(a) e sentirá felicidade.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE MARCO CASSEL