Opinião

O erro de Cuca

Publicado em: 28/04/2023 03:00
Última atualização: 05/03/2024 08:17

Que ele errou em 1987 quando condenado por ter tido relações sexuais com uma menor de idade na Suíça, não há dúvidas.

Sabemos que algumas pessoas mudam, que o que foram no passado não é mais a versão oficial de si próprios, que evoluir como seres humanos é nossa missão nessa vida… Mas para isso precisamos reconhecê-los. Desde que anunciado no Corinthians, e a partir da manifestação contrária à escolha dele de grande parte dos torcedores pela luta social que o timão trava em paralelo com as disputas esportivas, Cuca errou mais uma vez…

Errou em entrevista ao alegar ser inocente no caso e afirmar que a vítima sequer o havia reconhecido como um dos envolvidos. E mesmo sendo desmentido pelo advogado da jovem que na época tinha 13 anos, seguiu negando ter participado do crime quando poderia, no mínimo, ter se desculpado. A campanha "respeita as minas", que é faixa nas arquibancadas onde o time paulista joga, ganhou as redes sociais e teve um reforço de peso com o elenco feminino Corinthiano se manifestando publicamente sobre o desconforto de contar com alguém com esse histórico comandando a equipe principal.

Despediu-se do cargo mostrando contrariedade, já que estava realizando um sonho. E então agora contratou uma equipe e vai investigar o que realmente aconteceu.

Agora?! 36 anos depois, e por conta de uma torcida que se mobilizou para que ele enxergasse que errou?! Deitar a cabeça no travesseiro esses anos todos foi tranquilo, então? Se ele não soubesse a gravidade eu até entenderia. Mas sempre soube.

Seguir não admitindo que errou, fingindo ser algo que não lhe pertence… mantém Cuca prisioneiro de um passado que só se faz presente porque ele seguiu em frente como se nada tivesse acontecido.

Que exemplo fica para o grande público se isso seguisse passando impune? Quantos outros se fortaleceriam?! As vítimas jamais passam impunes.

Se o esporte tem um papel importante na sociedade, tem que mostrar que as derrotas também acontecem fora dos campos. Seguir o jogo sem corrigir as falhas… é perder sempre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas