REFLEXÃO
O aprendizado que tiramos das adversidades
Última atualização: 25/10/2023 16:04
Diante de adversidades na minha vida ou mesmo de tragédias inexplicáveis como as que temos visto, tenho hábito de procurar o aprendizado na situação, com o intuito de entender melhor as leis do universo, sair mais fortalecido e consciente do processo.
Isso funciona para mim e por isso acabo fazendo esses mesmos questionamentos quando encontro pessoas que viveram dramas pessoais, pois sinto que o caos pode estimular a criatividade, a busca por soluções inovadoras e lançar novas sementes positivas.
Diante das dificuldades causadas pelas enchentes, por exemplo, as pessoas são desafiadas a encontrar maneiras eficientes para lidar. Vemos comunidades se mobilizando para oferecer abrigo, alimentos, roupas e outros recursos necessários para as vítimas, tudo de forma muito rápida.
Essa solidariedade e empatia reacendem a capacidade das pessoas de se importarem com o próximo e de se unirem em prol de um bem comum. O lado do amor, da doação, da paz, da alegria, da compaixão, da nossa conexão ao doar incondicionalmente, simplesmente por fazer o bem, reacende e isso eleva a energia de todos.
Nessas horas vemos que somos frágeis e precisamos uns dos outros, também nos damos conta que podemos canalizar toda a nossa capacidade produtiva e inteligência para cuidar mais uns dos outros, pois isso gera felicidade. Nessas horas percebemos como damos importância para bobagens que nos desconectam ao invés de procurar o lado bom das pessoas. Nessas horas entendemos que o ser humano precisa passar por desafios para se tornar alguém melhor e compreendemos que o único caminho que Deus encontra para nos ensinar essa importante lição é o caminho do despertar da nossa solidariedade.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE JOSÉ FLÁVIO BUENO FISCHER