abc+

Opinião

Medo real do virtual

Publicado em: 21/04/2023 às 03h:00
Publicidade

Após os inúmeros ataques a escolas e tantas lágrimas de lástima pelas vidas perdidas, o que deveria ser um alerta de segurança para famílias, instituições e governos se transformou em ameaça de internet e medo generalizado. Ou seja: um grande espaço, que poderia propagar a paz, alimenta o medo.

Defendo a ideia de que toda escola deveria ter policiamento. Imediato e emergencial. O que vimos após os últimos cenários inconsequentes e inadmissíveis são pais temerosos com algo que deveria ser comum no dia a dia dos filhos: a segurança. De outro lado estão crianças e jovens com pânico e medo do inimigo invisível (que às vezes senta na classe ao lado ou divide o pátio no recreio).

Também pondero que todas as escolas deveriam ter psicólogos. Quem comete atos extremos dá muitos sinais e só um olhar profissional e atento para os comportamentos fora de compasso pode ser a orientação que previne antes de se ter que lamentar.

Mas não posso ficar nesses pontos sem levar adiante uma necessidade que tem sido urgente para frear medo, pânico e insegurança: o mundo virtual. Esse universo oculto que não se controla e nem se regulariza com a devida magnitude de suas possibilidades tem criado um submundo de ameaças, chantagem, discursos de ódio, conteúdos tóxicos e, consequentemente, gerado um comportamento longe das telas que assusta até quem vê de fora e quem está inserido no contexto.

Ontem vivemos um retrato disso quando tantos resolveram ficar em casa após viralizarem nas redes novas supostas ameaças. O desespero pelo incerto, pela incógnita, pelo que pode ser que seja verdade. A escola e as famílias são as miras da vez desse inimigo oculto entre algoritmos e contas fakes.

Popularizar as notícias criadas por eles só os fortalece. Só agiganta os egos dos inconsequentes. E enquanto eles viverem à mercê do descaso com as punições efetivas de um mundo on-line “sem lei”, seguiremos tendo que pedir policiais e cuidados com a saúde mental de quem vai à escola e de quem fica esperando que estejam lá para aprender e se divertir.

O problema do virtual é real, não podemos deletar.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade