Opinião
Mais chuva vindo e com muito entulho nas ruas
Previsão de chuvarada para o fim de semana é alerta para se acelerar recolhimento de entulhos nas ruas e evitar seu acúmulo temporariamente
Última atualização: 13/06/2024 18:25
A necessidade de retomar a vida e, principalmente, voltar a ter um lugar digno e limpo para morar ou trabalhar é indiscutível.
Mas, com a previsão de chuva forte no fim de semana é preciso reavaliar a questão dos entulhos.
Apesar do esforço gigantesco das prefeituras no recolhimento (inclusive ampliando equipes e horários), é ainda grande quantidade de entulhos depositada em ruas da região, principalmente São Leopoldo e Canoas, além da capital, que tiveram áreas urbanas maiores afetadas pelas enchentes.
As prefeituras trabalham dia e noite na remoção, mas é visível que o montante de entulho é muito maior do que se imaginava. E, muitas vezes, nos mesmo locais onde já ocorreu o recolhimento surgem novos montes de entulhos. Afinal, a limpeza é um trabalho que parece não ter fim neste pós-cheias. São milhares e milhares de toneladas de materiais destruídos pelas inundações.
A anunciada semana de chuva que deve se iniciar no Sul do estado nesta sexta-feira (14) se estendo para outras regiões no sábado (15), e com intensidade maior no domingo (16) aqui na região, causa ainda mais aflição porque parte deste material acumulado nas ruas pode acabar entupindo bueiros e causando alagamentos.
E não dá para aceitar que quem ainda está limpando a casa por causa da inundação do rio ter que encarar água de alagamento de rua pela chuva na casa ou pátio.
Por isso, ou as prefeituras aceleram o recolhimento até esta sexta-feira (14), ou, no mínimo, terão que buscar alguma solução para evitar que os entulhos causem problemas maiores se houver um enxurrada no sábado ou domingo. São anunciados cerca de 100 milímetros. É chuva para quase um mês em pouco tempo.
Em Porto Alegre, por exemplo, já foi pedido que desde quarta-feira (11) até segunda-feira (17) não se descarte mais entulhos nas ruas. A partir dessa medida a Prefeitura vai recolher o máximo que puder até antes das anunciadas chuvas.
É temporária a medida de não jogar os entulhos nas ruas, e as pessoas, mesmo já tão machucadas por tudo que aconteceu em maio, precisam entender que é preciso evitar mais problemas.
É necessário cobrar ações das autoridades, mas também é preciso, mais do que nunca, entender que com o clima a prevenção é a melhor solução.
Mas, com a previsão de chuva forte no fim de semana é preciso reavaliar a questão dos entulhos.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante
Mas, com a previsão de chuva forte no fim de semana é preciso reavaliar a questão dos entulhos.