abc+

OPINIÃO

Estado de volta ao fluxo aéreo

Publicado em: 18/10/2024 às 03h:00 Última atualização: 21/10/2024 às 09h:40
Publicidade

Mais forte. Ainda mais forte. É assim que o setor de turismo do RS vai sair desse desafio que atingiu vários negócios e eventos do setor.

A retomada de voos no aeroporto Salgado Filho representa um marco fundamental para recolocar o nosso Estado no mapa aéreo com fluxo intenso. O aeroporto teve 75% de sua pista de pousos e decolagens submersa durante a enchente. Agora chega o momento de reconectar chegadas e partidas. As companhias aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já abriram as vendas de bilhetes. A média de voos domésticos prevista no retorno das operações, segundo dados oficiais, é de pelo menos 350 por semana.

E tem mais boas novas por aí. A Fraport Brasil, concessionária responsável pela gestão, destaca que a ação de retomada está na etapa 2. A extensão completa da pista deve estar plenamente recuperada até 16 de dezembro, momento em que serão confirmados voos internacionais. Importante: conforme dados do Ministério de Portos e Aeroportos, a recuperação do Salgado Filho, iniciada no dia 13 de julho, já envolveu mais de 70 contratos firmados e uma média de 700 trabalhadores.

A volta da operação é essencial para a Serra e sua fundamental vocação turística de lazer no País e de turismo de negócios e eventos na área social, na área corporativa e eventos associativos, além das feiras. Pelo nosso levantamento, foram realizados no ano passado em Gramado e Canela mais de 714 eventos envolvendo mais de 200 mil pessoas, resultando em uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 565 milhões. A recuperação do Salgado Filho é um reforço essencial para mostrar que o RS está de volta ao fluxo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade