PROJETO

Educar para prevenir

Publicado em: 27/10/2023 11:20

Com a crença de que o conhecimento salva vidas, a prefeitura de Sapucaia aceitou um desafio inovador no Brasil: implantar o projeto Fast Heroes 192 nas escolas do município. A iniciativa internacional tem as crianças como aliadas na identificação dos primeiros sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e como proceder de forma rápida e assertiva para salvar vidas. A abordagem do assunto vai ocorrer durante cinco semanas por ano, fazendo parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental.

Cerca de 180 educadores de 31 escolas municipais foram capacitados para levar o tema aos estudantes. O projeto, sugerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de nossa cidade, será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Iniciativa Angels, que atua mundialmente no combate à doença.

A meta é alcançar 5 mil crianças até o final deste ano. E o objetivo principal é que elas aprendam a reconhecer e pedir atendimento de urgência em casos de suspeita de AVC, pois a rapidez no socorro às vítimas é que vai reduzir as mortes e evitar sequelas irreversíveis.

Hoje, no Brasil, a doença é a principal causa de morte e incapacidade. Na nossa cidade, o Hospital Municipal Getúlio Vargas conquistou resultados significativos. Em um período de dois anos, reduziu de 14% para 6% a taxa de morte pela enfermidade, sendo exemplo entre instituições SUS.

Aliar o trabalho eficaz na área da saúde com projeto pedagógico para preservar vidas é exemplo de boa prática na gestão pública. Ciente disso, a prefeitura convida as crianças para um exercício de cidadania e amor ao próximo.

*Prefeito de Sapucaia do Sul

LEIA OUTROS ARTIGOS

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas