Opinião
Defesa civil e mudanças do clima
Última atualização: 25/10/2023 15:30
Os 21 municípios integrantes da Granpal, a associação que congrega as cidades da Grande Porto Alegre, representando-as também no colegiado da Famurs - Federação das Associações de Municípíos do Rio Grande do Sul, organizam-se e se preparam para o fenômeno das mudanças climáticas. Já está em atividade o Fórum de Defesa Civil, que discutirá e enfrentará os desafios climáticos que já nos causaram transtornos e prejuízos ainda sentidos, mas que certamente não findaram. Bem ao contrário, se olharmos o que o mundo vem experimentando acima do Equador por esses dias, justificáveis são os motivos de preocupação.
Traçadas as primeiras metas do Fórum, há a proposta de integração e cooperação entre os municípios da Granpal, para efetivação de pautas que futuramente deverão ser o cotidiano da defesa civil na região.
Evaldo Rodrigues, experiente diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, escolhido pelos demais integrantes do Fórum e confirmado pelo presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, será o coordenador do Fórum da Grande Porto Alegre, com a missão de articular as ações dos municípios integrados.
Evaldo imprimirá uma gestão abrangente, visando a integração entre as cidades e com o Estado e a União. Segundo ele, "enfrentaremos os desafios climáticos extremos".
Alternativas comuns para a defesa civil serão desenvolvidas e realizadas por todas as cidades da Região Metropolitana, sob a coordenação e gestão sugerida pelo Fórum. A área da educação será também convocada, pois, em cada cidade, a infância e a juventude serão alvo de proteção, mas também de orientação para atitudes comportamentais compatíveis com os conceitos da defesa civil.
Leonardo Pascoal, presidindo os primeiros encontros das cidades da Granpal com o propósito de dar vida ao evento agora criado, citou a busca de estratégias integradoras como o caminho a ser percorrido.
Pascoal exemplificou através da lembrança do que aconteceu há pouco tempo: "A cooperação entre os municípios e instituições foi mesmo fundamental para vencermos os desafios em 2023 e garantirmos o bem-estar da comunidade".
Conscientização é indispensável para vencermos as mudanças nos padrões de temperatura e clima. Alterações naturais, mas são as atividades humanas as causadoras das mudanças climáticas, bastando lembrar a queima de carvão, petróleo e gás e sua interferência na retenção do calor.