ECONOMIA
De compra bilionária ao fechamento de lojas; o que está por trás das mudanças do Grupo Carrefour
O fechamento de unidades da rede Carrefour foi confirmado; será que vem mais por aí?
Última atualização: 27/12/2023 12:40
O ano de 2023 foi marcado por inaugurações de atacarejos em toda a região. Redes como Fort Atacadista, Monaco, Desco e Macromix marcaram território e reforçaram o hábito de compras do gaúcho: variedade e preço mais acessível. Na contramão, o Grupo Carrefour Brasil decidiu fechar unidades de hipermercados em diferentes cidades do Estado.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O grupo francês adquiriu a rede BIG, com as bandeiras BIG, Maxxi Atacado, Nacional e Sam's Club, em um processo que envolveu R$ 7,5 bilhões e que começou em 2021. A conversão das bandeiras foi feita este ano.
Depois de investir na reestruturação da rede, algumas lojas da bandeira Carrefour não teriam dado o retorno esperado. É o que dizem funcionários da unidade de São Leopoldo que está na lista dos hipermercados que não seguirão com atuação em 2024.
"Eles não tinham lucro. O movimento estava cada vez mais fraco", disse um colaborador de um comércio que fica dentro do hipermercado de São Leopoldo.
O motivo da rede não ter o retorno que imaginava pode estar ligado ao novo momento de compra dos gaúchos que, geralmente, preferem comprar em atacarejos e mercados de bairro.
Vale lembrar também que o nome Carrefour já esteve envolvido em uma série de situações polêmicas, incluindo homicídio e racismo. Um dos casos mais marcantes foi a morte de Alberto Silveira Freitas. Ele foi morto vítima de espancamento por integrantes da equipe do hipermercado Carrefour, na zona norte de Porto Alegre.
Este mês, em Osasco (SP), um hipermercado da rede vendeu um aparelho que verifica a glicemia com a agulha usada. O caso foi confirmado pelo gerente da loja.
"O nome da bandeira Carrefour ficou queimado no mercado. Eles deveriam ter seguido com o nome da rede BIG", comenta um outro funcionário do espaço de São Leopoldo que será fechado no dia 30 de janeiro de 2024.
Sem detalhes
O Grupo Carrefour Brasil afirma que não deixará de atuar no Rio Grande do Sul, mas não detalha o novo momento. Diz apenas, em nota oficial, que "está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema. Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e também estão previstos fechamentos pontuais."
Vem mais por aí?
A cidade de Cachoeirinha já tem um hipermercado Carrefour fechado. No entanto, no município, o encerramento é temporário. A unidade se tornará uma bandeira Atacadão. Resta saber o que será feito dos espaços de São Leopoldo e Esteio, que será fechado também no fim de janeiro do próximo ano.
Os colaboradores da loja de São Leopoldo ficaram sabendo ainda de uma possível lista de novos fechamentos a partir de março de 2024. Entre as cidades atingidas pela decisão estaria Novo Hamburgo, que possui lojas Carrefour, Atacadão e Nacional.
O encerramento do BIG de Porto Alegre, de acordo com o Sindicato dos Comerciário de Porto Alegre, foi em virtude da rede ter uma outra loja da bandeira Atacadão muito próxima. E é o que ocorre na cidade hamburguense. Existem duas unidades de Atacadão com aproximadamente 400 metros de distância. Esta coluna questionou o Grupo Carrefour logo que a rede anunciou a decisão de ter as duas bandeiras quase lado a lado, mas o Carrefour Brasil nunca falou sobre a situação.
Sobre o Carrefour Novo Hamburgo, que fica no centro, por enquanto a situação é de normalidade. Faltam alguns produtos nas prateleiras, mas os que foram mais consumidos durante as festas deste fim de ano como bebidas e doces. O jeito é aguardar e ver como o processo de remodelação vai se desenhar pelo Estado e na região.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!