DOCE EXPORTAÇÃO
"Vamos marcar território": Exportação de geleia para Guiana abre portas de empresa do RS para food service em outros países
Fábrica de alimentos do Vale do Caí embarcou 7 toneladas de produtos e está desenvolvendo nova linha para o Chile
Última atualização: 25/10/2023 15:31
Uma indústria do Vale do Caí conhecida pela fabricação de geleias deu o primeiro passo ao mercado internacional. Na semana passada, a Bom Princípio Alimentos, que fica em Tupandi, embarcou o primeiro contêiner para a Guiana, com mais de 7 toneladas de produtos que incluem geleia de uva, abacaxi, morango e goiaba da linha "Minha Chimia" e unidades de creme de avelã.
Segundo o especialista em exportação da empresa, Vinicius Paiva Corrêa, a entrada no cenário da exportação foi pela Guiana pelo fato dos consumidores do país terem hábitos de consumo semelhantes aos nossos.
"Há demanda por consumo de doce de frutas e o cliente, que é do varejo, já trabalhava com geleias, também importadas. Sabemos que a nossa schmier é referência no mercado e iniciamos a abordagem com envio de amostras, lista de preços. Eles fizeram os testes sensoriais e aprovaram os produtos. Também há a questão da proximidade geográfica", explica Corrêa.
Depois de exportar mais de 17,2 mil potes de doce de frutas e mais de 1,3 mil potes de creme de avelã, a indústria de alimentos mira também no mercado food service internacional. O especialista em exportação adianta que já estão sendo desenvolvidos recheios que serão fornecidos em breve para um cliente no Chile.
"Os produtos já estão em desenvolvimento e, provavelmente, já iremos fornecer no próximo mês. Podemos dizer que vamos marcar território no Chile. A nossa expectativa é de fazer bons volumes", diz Corrêa que representará a fábrica de Tupandi em uma feira em Santiago, no Chile, no final de setembro.
A empresa também estará na Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo que irá ocorrer em Outubro na Alemanha.
Exportações beneficiam produção local
De acordo com Marcelo Carvalho, head de marca e cultura da empresa, o plano de negócios da Bom Princípio Alimentos projeta que entre cinco e sete anos as exportações representem 30% do faturamento da empresa do Vale do Caí.
"O processo de internacionalizar a Bom Princípio Alimentos vem sendo desenvolvido há alguns anos. Trazer consciência para a empresa sobre o que é efetivamente um negócio de exportação ocorre desde 2019, e com chegada do Vinícius este ano, conseguimos dar mais este passo. Já estamos em contato com outros países como Paraguai, Uruguai, temos prevista uma ação com a Alemanha. São estas conexões que permitirão este resultado", afirma Carvalho.
E além da questão financeira, a participação no mercado internacional tem outro significado para a indústria de Tupandi. "São mais de mil famílias de produtores rurais que nos atendem com frutas e legumes, estes para nossas conservas. A goiaba, por exemplo, que foi para Guiana veio de produtores de Tupandi. São frutas do Rio Grande do Sul, esta estratégia de exportação potencializa o mercado local, gera uma sociedade mais rica no Estado que é de onde vem a nossa matéria-prima", ressalta o head de marca e cultura.
Outras novidades
A indústria gaúcha também se prepara para lançar um novo sabor. Durante a Expoagas 2023, que será de 22 a 24 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre, a empresa apresentará a geleia sabor de laranja. "Vamos lançar no Rio Grande do Sul, mas também pensando na exportação", adianta Carvalho.
Além disso, a empresa gaúcha vai relançar a linha "Sabores das Emoções" com os rótulos: felicidade, coragem, amor desejo e gratidão.