A 29ª edição do Inspiramais — salão que lança anualmente mais de dois mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, vestuário, móveis e de bijuterias — prepara sua próxima edição. Um dos destaques do evento, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, será a apresentação do indígena e pesquisador Sioduhi Piratapuya.
No primeiro dia do evento ele apresentará a tecnologia ManioColor, que desenvolve corante natural a partir de raspas de mandioca.
Sioduhi, indígena do povo Piratapuya, do território do Alto Rio Negro, desenvolve a tecnologia há dois anos, e ressalta que o projeto faz parte da sensibilização sobre o uso sustentável do potencial da Amazônia. “Queremos mostrar essas tecnologias que já existem em cadeias existentes não somente nos territórios indígenas, mas também nos quilombos e em povos ribeirinhos da floresta amazônica”, adianta.
Segundo ele, o corante, que já é aplicado em tecido em uma paleta de cinco cores, logo será aplicado também em fibras de tucum, material sustentável muito utilizado pelas populações no Alto do Rio Negro.
“No Inspiramais, vamos apresentar a pesquisa, desde seu princípio até agora, mostrando todo o processo envolvido até chegar à aplicação”, acrescenta Sioduhi.
O pesquisador aponta que a opção do corante natural é 100% biodegradável e resolve um problema ainda comum na indústria da moda, que é o corante sintético. “O uso do corante sintético é prejudicial para a floresta, principalmente quando falamos de contaminação das nossas águas”, ressalta.
O salão
A 29ª edição do Inspiramais deve reunir mais de 150 expositores de insumos e materiais que receberão a visita de 7 mil pessoas do Brasil e de parte do mundo. As inscrições para compradores e profissionais já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A promoção é da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional.
LEIA TAMBÉM