A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) revisou a projeção de crescimento do setor em 2023. Após uma melhora no índice da produção em maio, que segundo o IBGE foi 2,3% superior ao mesmo período do ano passado, a entidade projeta um incremento de 2,1%, o que representa mais de 865 milhões de pares. Antes, a estimativa era de um crescimento um pouco mais tímido, ficando entre 1,6% e 1,7%.
De acordo com o presidente-executivo da Abicalçados. Haroldo Ferreira, o índice mais positivo tem relação com aumento dentro do mercado doméstico, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista.
“No início do ano, tínhamos uma projeção de crescimento de 0,5% no PIB, previsão que passou para 2,4%. Com a economia crescendo, crescemos juntos”, avalia Ferreira.
Exportações em queda
Embora o mercado nacional esteja aquecido, as exportações do calçado seguem em queda e isso deve continuar até o fim do ano. “A projeção para exportações de calçados não foi revisada, segue entre quedas de 6,7% e 9,1%, em pares”, projeta o dirigente, ressaltando que a volta da China ao mercado internacional e o câmbio valorizado devem ser determinantes para a diminuição na dinâmica internacional.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags