abc+

NÚMEROS POSITIVOS

Melhora na produção reflete no índice de crescimento da indústria calçadista

Projeção de crescimento no mercado nacional foi revisada, mas exportações seguem em risco

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 27/07/2023 às 11h:10 Última atualização: 25/10/2023 às 15h:22
Publicidade

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) revisou a projeção de crescimento do setor em 2023. Após uma melhora no índice da produção em maio, que segundo o IBGE foi 2,3% superior ao mesmo período do ano passado, a entidade projeta um incremento de 2,1%, o que representa mais de 865 milhões de pares. Antes, a estimativa era de um crescimento um pouco mais tímido, ficando entre 1,6% e 1,7%.

Indústria calçadista cresce dentro do mercado nacional | Jornal NH



Indústria calçadista cresce dentro do mercado nacional

Foto: Adriano Furlanetto/Prefeitura de Três Coroas

De acordo com o presidente-executivo da Abicalçados. Haroldo Ferreira, o índice mais positivo tem relação com aumento dentro do mercado doméstico, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista.

“No início do ano, tínhamos uma projeção de crescimento de 0,5% no PIB, previsão que passou para 2,4%. Com a economia crescendo, crescemos juntos”, avalia Ferreira. 

Exportações em queda

Embora o mercado nacional esteja aquecido, as exportações do calçado seguem em queda e isso deve continuar até o fim do ano. “A projeção para exportações de calçados não foi revisada, segue entre quedas de 6,7% e 9,1%, em pares”, projeta o dirigente, ressaltando que a volta da China ao mercado internacional e o câmbio valorizado devem ser determinantes para a diminuição na dinâmica internacional.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade