TEMPERO DA BAHIA
Franquia de Novo Hamburgo vende tapiocas feitas com insumos e receitas da Bahia
O estabelecimento conta também com as experiências vividas em outra região do Nordeste e deve ter, em breve, novidades no cardápio
Última atualização: 25/10/2023 15:56
Uma empreendedora de Novo Hamburgo está fazendo sucesso com um produto muito comercializado e apreciado na região Nordeste do País e que também agrada ao paladar dos gaúchos.
As tapiocas produzidas na franquia Oxente Mainha contam com um tempero que inclui as vivências da empreendedora hamburguense Fabiane Birck Haas, que viveu em Recife (PE), e o que ela aprendeu com a baiana Jessica Alberton, que fundou a marca em 2018 na cidade de Salvador (BA) e desde 2020 conta com uma unidade em Porto Alegre.
A loja de Novo Hamburgo fica no bairro Ideal. Ela é a primeira franquia da rede e foi aberta há cerca de um mês. O camarão e todos os insumos da marca são provenientes da região da Bahia. A ideia do negócio é justamente trazer o sabor nordestino, assim como parte da cultura, para o Rio Grande do Sul.
"Achei a história da Jéssica muito bonita, a marca tem um peso de amor muito grande. Além de ser um produto muito diferenciado. Moramos sete anos em Pernambuco, quando meu marido Cleiton foi transferido do polo petroquímico de Triunfo, já tínhamos uma filha e lá engravidei de novo. Então também é uma forma de homenagear nossa filha recifense", conta Fabiane, a dona da franquia de Novo Hamburgo.
O negócio
A loja da capital dos gaúchos tem diversos produtos da culinária nordestina no cardápio. Em Novo Hamburgo, a Fabiane optou por começar vendendo as tapiocas. Os clientes também podem apreciar sucos naturais de sabores como caju, cajá, graviola, tamarindo e cupuaçu.
"Escolhemos começar pequenos, só com tapiocas e poucos sabores. Somos de Novo Hamburgo e conhecemos a cultura daqui. O pessoal tem curiosidade, mas queremos mostrar que não é a mesma tapioca que fazemos e comemos em casa. No espaço usamos a simplicidade, mas sendo fiel aos detalhes do Nordeste. Recebemos todas as orientações da dona da franquia", explica a empreendedora.
A tapioca é o carro-chefe, mas segundo Fabiane a ideia é ampliar o cardápio. "O próximo passo será incorporar mais sabores de tapioca e até fim de outubro queremos implantar a venda de acarajé. Depois, queremos também ter como opção o dadinho de tapioca, um petisco comum no Nordeste. E também os caldinhos, como de macaxeira e feijoada, servidos no copo americano. Queremos desenvolver produtos e amadurecer esta ideia até o fim de dezembro. A partir disso, vamos também pensar em fazer eventos e crescer", adianta Fabiane.
A franquia da Oxente Mainha também funciona por delivery. A proprietária conta que pelo Ifood a loja atende cidades como Campo Bom, Portão e Estância Velha. "E presencialmente já recebemos clientes de outras cidades da região como Ivoti", comenta Fabiane Haas.