abc+

EXPANSÃO

Empresa especializada no universo do chimarrão vai investir no mercado de franquias

Após sucesso na Serra, marca deve apostar em unidades na fronteira do Estado

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 01/08/2023 às 16h:56 Última atualização: 25/10/2023 às 15h:26
Publicidade

 Criada há quase 7 anos, uma empresa especializada em produtos da cultura gaúcha já pensa em expandir os negócios por meio de franquias. É a Matería Capitão Rodrigo, de Gramado, liderada pelo casal Fernanda Valente e Rodrigo Schlee que pretende credenciar os primeiros franqueados em 2024.

Fernanda e Rodrigo | Jornal NH



Fernanda e Rodrigo

Foto: LAURA GALLAS

 “Queremos levar a marca para locais turísticos da fronteira, em especial Livramento e Rivera (Uruguai), que tem grande potencial”, explica Schlee. O potencial de Livramento e Rivera fica evidente no Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que segue até o próximo sábado (5), nas duas cidades e tem a participação da empresa.

Na sexta (4), durante a programação específica do Espaço da Erva-mate durante o festival, os empreendedores e pesquisadores na área de usos e costumes da cultura gaúcha irão ministrar uma “aula-show”. Na conversa, serão detalhadas a tradição da bebida típica e a formação do povo gaúcho.

O negócio

A ideia de expandir na fronteira é justamente pelo forte apelo do turismo cultural, já que é uma região muito relacionada à figura do gaúcho. A Capitão Rodrigo tem apostado exatamente neste tipo de negócio. E tem dado certo. Conforme Fernanda, a meta para este ano, é crescer 15%, em relação ao ano passado.

“Embora o turismo em Gramado seja muito voltado à família, pelo menos 10% ou 15% dos turistas demonstram disposição para visitar equipamentos de turismo cultural”, estima Schlee. “A Matería se estabeleceu como um equipamento de turismo cultural em Gramado. E diariamente os visitantes nos pedem indicação de onde encontrar um típico assado gaúcho ou referências enogastronômicas”, completa Fernanda.

Mercado internacional

A empresa gramadense tem vendas on-line e consegue atender clientes no mercado nacional e também de fora do País. “Temos alguns pontos de vendas na região, como alguns hotéis, por exemplo. E fazemos vendas on-line para clientes de todo o Brasil e exterior, principalmente Uruguai, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e alguns países da Europa”, destaca a empreendedora.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade