Ivoti faz parte da Região das Cervejarias Artesanais e não é à toa. A cidade conta com fabricação da bebida, além de bares e restaurantes de cervejarias locais. E, em breve, mais um grande investimento será feito na cidade das flores.
A Cervejaria Tupiniquim, de Porto Alegre e que tem atuação nacional, irá transferir sua fábrica para Ivoti e, com isso, dobrar a produção das cervejas da marca.
Os sócios da empresa Andre Bettiol, Alex Santos e Christian Bonotto não detalham o valor do investimento, mas ele deve ser milionário já que toda a operação passará a ser feita na cidade do Vale do Sinos.
Segundo Bonotto, a área, que fica próxima ao Núcleo de Casas Enxaimel, terá quase 2 mil metros quadrados e a mudança da capital para Ivoti deve ser concluída até o fim de 2024. Serão gerados pelo menos 40 empregos de forma direta e no local haverá também espaço para visitação.
“Estamos trabalhando no projeto. A ideia é dobrar de capacidade e dobrar o número de empregos em até cinco anos”, afirma Bonotto.
A Administração Municipal entrou com incentivo para que a instalação da empresa ocorra e assim, fomentar a geração de empregos e também o turismo na região.
O aporte programado e aprovado pela Câmara dos Vereadores, é de até R$ 200 mil, entre 2023 e 2024. Em contrapartida, a cervejaria deve permanecer na cidade pelo período mínimo de cinco anos, após o fim do incentivo, e gerar oportunidades de trabalho, sendo 60% (ou mais) das vagas destinadas aos moradores de Ivoti.
A instalação da Tupiniquim também vai aumentar a arrecadação fiscal no Município, principalmente a partir do retorno de ICMS.
A cervejaria
A Tupiniquim fabrica cerveja artesanal na capital dos gaúchos desde 2013 e já ganhou diversos prêmios. Entre eles, o “oscar da cerveja” em 2018, quando ganhou o prêmio de melhor cerveja do mundo em um concurso em Nashville, nos Estados Unidos.
E em 2022, a cerveja Pecan Imperial Stout levou medalha de ouro no concurso brasileiro de cervejas em Blumenau (SC), além de medalhas prata e bronze com outras cervejas.
A marca é vendida para todo o País e há planos, conforme Bonotto, de voltar a exportar a bebida.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags