O Centro de Inovação Tecnológica de Novo Hamburgo (CIT) deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. É o que afirma o secretário de Administração do Município, Fauston Saraiva.
A afirmação veio logo depois de uma visita ao Centro Tecnológico de Pelotas. A Prefeitura buscava cases no gerenciamento de centros de tecnologia e encontrou um benchmarking na cidade do Sul do Estado. Segundo a Administração Municipal, Pelotas tem um modelo semelhante ao que será implementado no centro hamburguense em que administração do parque é realizada por uma empresa.
“Foi uma visita técnica muito proveitosa, na qual adquirimos conhecimento para ser utilizado quando o CIT estiver em funcionamento, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano”, destacou Saraiva.
A Fenac, que é uma sociedade de economia mista e tem como principal acionista a Prefeitura, deve participar da gestão do Centro de Inovação Tecnológica, mas não quis falar sobre o tema. Na comitiva, a Fenac teve como integrantes o diretor-presidente, Márcio Jung, o diretor-executivo, Diego Andres Martínez Aguero, o gerente-financeiro, Francisco Schmidt, e os conselheiros Débora Oppitz Giacomet e Paulo Ricardo Griebeler.
O Sebrae também irá apoiar o projeto que deve impulsionar startups e empresas da região.
O CIT
A construção do Centro de Inovação Tecnológica iniciou em 2018 e ficou pronta em 2020. Ao todo, foram investidos R$ 7,8 milhões, sendo R$ 7,05 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante dos cofres municipais, pois o Município não conseguiu terminar a obra antes de encerrar o contrato com o órgão internacional. A verba foi empenhada para a estrutura física, sem aquisição de mobiliário ou equipamentos.
A pandemia atrasou o processo de entrega e no primeiro semestre deste ano, o CIT passou por reformas devido a problemas estruturais detectados ainda em 2022.
Agora, a expectativa é que a Prefeitura conclua o processo de montagem do Centro e comece a operar este ano. Será que vai dar tempo?
LEIA TAMBÉM