Com a previsão de entrar em operação ainda em 2023, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) de Novo Hamburgo finalizou mais um processo esta semana. Foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (4) o decreto que institui o Comitê de Governança do CIT, sob liderança da Fenac e Prefeitura.
Os titulares são Márcio Jung, diretor-presidente da Fenac, e Fauston Saraiva, secretário municipal de Administração, que integram o comitê juntamente com outros representantes do município. Os cargos não são remunerados.
Entre as atribuições estão: definir estratégias de inovação; conduzir os processos de credenciamento e seleção de empresas, startups, fundações de pesquisa e outros que serão parceiros e usuários do CIT, monitorar resultados alcançados e buscar e apoiar fontes de financiamento.
No mês passado, representantes da Fenac e da Prefeitura estiveram no espaço tecnológico de Pelotas que serviu como case para o plano de gerenciamento que está sendo construído em Novo Hamburgo. Segundo a Prefeitura, o CIT terá também apoio do Sebrae em sua ativação.
O CIT
A construção do Centro de Inovação Tecnológica iniciou em 2018 e ficou pronta em 2020. Ao todo, foram investidos R$ 7,8 milhões, sendo R$ 7,05 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante dos cofres municipais, pois o Município não conseguiu terminar a obra antes de encerrar o contrato com o órgão internacional. A verba foi empenhada para a estrutura física, sem aquisição de mobiliário ou equipamentos.
LEIA TAMBÉM