CÂMARA DE VEREADORES
Após representação, Ito Luciano se licencia do Conselho de Ética; saiba quem assume a vaga
Parlamentar apresentou por conta própria o pedido de afastamento temporário, mas seria obrigatoriamente destituído pelo menos até o fim do processo de apuração
Última atualização: 05/03/2024 10:29
Após ingressar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a representação contra Ito Luciano (PTB), o próprio vereador apresentou à Mesa Diretora da Câmara de Novo Hamburgo ofício requerendo a licença do cargo de presidente até o término da apuração. O documento foi lido na sessão de segunda-feira (24).
Quem passa a compor o órgão é Tita (PSDB). A tucana foi escolha de consenso entre a base governista e a oposição. O regimento estabelece que quando ocorre o afastamento do presidente, ele é substituído imediatamente pelo secretário. Darlan Oliveira (PDT) assume a vaga e a vereadora será secretaria do conselho.
O petebista teria ofendido educadores municipais na tribuna na semana passada e fez ilação de que crianças estariam "matando e roubando" por conta do "nível" de educação dos professores. Após isso, pediu desculpa e afirmou que não tinha se referido à totalidade da categoria.
Por conta disso, ingressou no Legislativo a denúncia para apurar suposta quebra de decoro parlamentar de Ito em função do caso.
Já a primeira reunião do Conselho de Ética tem data e local para acontecer. Será na quinta-feira, 4 de maio, às 13h30, na Sala das Comissões. Inicialmente, o grupo verificará se a denúncia atende aos requisitos para tramitar no órgão.
Posteriormente, o mérito será analisado por parte do colegiado. O relator da matéria será Gustavo Finck (PP).