Alunos do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Bertoluci Sobrinho, de Gramado, escreveram sobre lugares incríveis da cidade e embarcaram em uma aventura literária sob a orientação da professora Inês Terra de Oliveira.
Inspirados pela foto da seção “Eu, fotógrafo”, do Jornal de Gramado, edição de 19 de abril de 2024 (página 22), os jovens escreveram suas percepções sobre lugares incríveis. Confira, a seguir, alguns dos textos desses escritores em ascensão, revelando a beleza de Gramado através de seus olhares únicos.
Um lugar tranquilo
“Longe do movimento da cidade, existe um lugar cheio de lindas flores, grandes árvores, gramado a céu aberto e pequenas trilhas em que há tranquilidade, impossível encontrar nas ruas lotadas de Gramado. No meio dessa espetacular beleza natural, encontram-se silêncio, harmonia e, para mim, a imensa calmaria para ler e viajar nos meus pensamentos. Assim como eu encontro tudo isso, quero compartilhar esse local maravilhoso com outras mentes dispersas como a minha, a fim de encontrar tudo o que de bom a natureza oferece.“
Autora: Alanis Valeria Rojas Vasquez
Brisa de primavera
“Já faz alguns meses que não vou ao Morro da Polenta, porém sempre que tenho
oportunidade, vou lá. Desde pequena, sempre gostei desse lugar que possui uma vista espetacular!
Sinto uma paz muito grande e uma sensação tão boa, um ótimo ambiente
para meditação. Há uma brisa constante e subindo as escadas, há muitas e muitas hortênsias
lindas de se ver! Pode não ser um local muito conhecido, contudo é um dos
mais lindos de Gramado, principalmente na primavera”.
Autora: Isadora Fulcher Velho
Vida, Gramado
“Um dia, eu estava entediado em casa e resolvi sair. No caminho, vi pinheiros,
pinhas e folhas no chão. Hortênsias lindas, de várias cores, além de pessoas
simpáticas e percebi como Gramado é linda de todas as formas. Em outro momento, saí cedo para caminhar no interior da cidade e observei cavalos, pequenas plantações e cheguei a um rio onde haviam várias piscinas naturais. Depois que descobri esse lugar tão lindo em Gramado, eu, minha família e meus
vizinhos começamos a fazer caminhadas por outros lugares da cidade, para
apreciar essa natureza maravilhosa. Gramado é mais que um lugar… Gramado é vida!”
Autor: Kaio Eduardo Schneider
Um belo lugar
“Em um domingo à tarde, estava em casa com meus pais e decidimos passear;
fomos para o interior da cidade. Sol brilhando entre as nuvens brancas, as folhas caídas no chão, uma leve brisa soprando. Chegamos a um lugar pouco conhecido chamado Morro da Polenta. Uma área
calma, silenciosa, tranquila, linda, cheia de árvores, das mais diversas espécies, como a araucária e os plátanos. Com vista para as montanhas, poucas casas, só o barulho do vento. O sol, já se escondendo, mostra a beleza de um local bem simples, bonito e os que mais o frequentam são as pessoas do bairro. Para os amantes da natureza e do silêncio, é um belo lugar com uma vista espetacular!“
Autora: Luana Raphaeli Wagner
Lago da paz
No agito do dia, encontro paz na natureza, onde ouço os pássaros cantando músicas suaves e o balanço das árvores me faz criar poemas. O reflexo do céu no lago me inspira a fazer um mundo melhor e a beleza é tão gigante que meus olhos não conseguem aguentar. Ao final da tarde, um piquenique para saborear, com a vista das hortênsias e as folhas caídas sobre a calçada me deixam tão feliz. Os patinhos no lago nadam sem parar e nesse lugar, há árvores com flores e os pássaros sobre elas deixam as melodias tornarem-se um rastro de amor e compaixão”.
Autora: Mariana Marini Ramos
LEIA TAMBÉM