Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção em 29 de maio, pela quinta vez desde dezembro de 2023, expelindo fluxo de lava que ameaçaram isolar a cidade de Grindavík e levando à evacuação da mundialmente famosa Lagoa Azul.
A erupção começou por volta das 13h no horário local (9h no horário de Brasília), após um terremoto na cratera Sundhnúks, informou a emissora pública islandesa RUV.
O Instituto Meteorológico da Islândia havia alertado anteriormente que uma erupção vulcânica era provável após “intensa atividade sísmica” na cratera e um acúmulo de magma em sua reserva subterrânea.
Imagens e vídeos dramáticos do local mostraram fontes de lava vermelha disparando no ar ao longo de uma fissura de 3,4 quilômetros perto do Monte Hagafell, na Península de Reykjanes.
Monitoramento
Uma equipe global de geocientistas monitoriza meticulosamente a área, apoiada pelos sistemas avançados de preparação vulcânica e de vigilância em tempo real da Islândia. ????
“A nossa prioridade é a segurança, garantindo que a vida e o turismo na Islândia decorram sem problemas,” relata Dr. Matthew Roberts, do Gabinete Meteorológico da Islândia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags