Em um vídeo de cerca de 3 minutos publicado nesta terça-feira (25), o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou sua campanha à reeleição pelo partido democrata para buscar um segundo mandato à Casa Branca em 2024.
A informação foi divulgada nos canais oficiais de Biden. No vídeo, ele destacou principalmente a defesa da liberdade e de direitos fundamentais em uma nação polarizada, temas semelhantes à sua campanha de 2020.
“Toda geração tem um momento em que deve defender a democracia. Defender suas liberdades fundamentais. Eu acredito que esse é o nosso momento. É por isso que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Junte-se a nós. Vamos terminar o trabalho”, escreveu em suas redes sociais.
Every generation has a moment where they have had to stand up for democracy. To stand up for their fundamental freedoms. I believe this is ours.
That’s why I’m running for reelection as President of the United States. Join us. Let’s finish the job. https://t.co/V9Mzpw8Sqy pic.twitter.com/Y4NXR6B8ly
— Joe Biden (@JoeBiden) April 25, 2023
Biden possivelmente concorrerá contra o ex-presidente Donald Trump, do partido republicano, que ainda não confirmou campanha, mas que é um dos principais nomes a concorrer ao cargo em 2024.
Entretanto, Biden enfrenta um cenário eleitoral diferente de 2020, em meio a um ciclo de aperto monetário do Federal Reserve (Fed) na luta contra a alta inflação americana e com incertezas sobre se a maior economia do mundo entrará em recessão ainda e 2023.
Atualmente, apenas 42% dos eleitos aprovam seu trabalho, segundo pesquisa do The Wall Street Journal. Com 80 anos, Biden é o presidente dos EUA mais velho da história do país.
LEIA TAMBÉM