abc+

BALEIAS-PILOTO

VÍDEO: Mais de 100 baleias encalham em praia da Austrália e pelo menos 29 morrem; entenda teoria de sacrifício coletivo da espécie

Especialistas em vida selvagem, cientistas marinhos e veterinários avaliam condições de saúde dos animais e correm contra o tempo para salvá-los

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 25/04/2024 às 16h:55 Última atualização: 25/04/2024 às 16h:57
Publicidade

Na Austrália, autoridades tentam salvar mais de 100 baleias que encalharam na praia de Toby’s Inlet, no litoral oeste do país. Ao todo, 160 baleias-piloto foram encontradas, 29 sem vida. Ainda, segundo uma porta-voz do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações, 20 animais foram localizados a 1,5 quilômetros da costa.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

160 baleias ficaram encalhadas em praia da Austrália | abc+



160 baleias ficaram encalhadas em praia da Austrália

Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

Conforme o Metrópoles, as condições dos animais está sendo avaliadas por especialistas em vida selvagem, cientistas marinhos e veterinários.

“É terrível. Há muitos mortos na praia. As outras estão apenas se debatendo. Haverá muitas, muitas mortes nas próximas horas”, afirmou Ian Wiese em entrevista à ABC Perth. Ele é pesquisador desse tipo de animal e presidente da Geographe Marine Research.

Também ao portal, contudo, o pesquisador Chris Burton contou estar mais esperançoso. “Contanto que possamos vê-los respirando e as pessoas possam enrolá-los para que possam respirar e não respirar água e colocar água nas costas, isso ajuda muito.”

Encalhamento coletivo

Entre biólogos, há uma teoria de que a espécie realiza um tipo de “sacrifício” coletivo, que tem a intenção de aliviar o sofrimento de indivíduos doentes. Contudo, ainda não se sabe ao certo se esse seria o motivo desse tipo de ação adotado pelos mamíferos. 

No ano passado, em julho, a situação já havia acontecido no país australiano, quando pelo menos 90 baleias morreram encalhadas.

Veja vídeo:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade