Em meio a uma crise econômica que parece não ter fim, agravada pela escalada da inflação em pleno ano eleitoral, a Argentina tem novo avião presidencial. Trata-se de um Boeing 757-200 que passa a ser identificado como “Argentina 01” ou “ARG 01”. A apresentação da aeronave em Buenos Aires causou surpresa no mundo da avião nesta quinta-feira (26).
Segundo o site especializado Kavok, o 757-200 comprado pelo governo argentino foi fabricado em 2000 e logo começou a operar rotas comerciais pela companhia Iberia, a mais tradicional da Espanha, com a identificação EC-HIP (Panama era o nome de batismo).
Em 2005 o avião passa a ser propriedade da Funair Corporation, dos Estados Unidos, e incorpora a matrícula N757AG. Em 2009 tem a parte interna reformulada, passando a ter uma configuração VIP. Em 2017 é vendido para a Validus Aviation e, em abril deste ano, já pertencendo à C&L Aerospace, é comprado pelo governo argentino.
O 757-200 teria sido comprado por US$ 22 milhões mais o Tango 01, avião presidencial fora de uso há oito anos, que foi dado como parte do pagamento. O Tango 01 também era um 757, porém mais antigo. Os jatos Boeing 757 são de porte médio, narrow-body (ou corredor único), e foram produzidos entre 1981 e 2004. As versões comerciais transportam entre 186 e 279 passageiros.
LEIA TAMBÉM
Como é o novo avião presidencial da Argentina
O novo avião presidencial “nasceu como um avião de passageiros e em 2006 foi comprado por um americano e, em seguida, feito executivo. Teve várias atualizações tecnológicas, o que o coloca no topo de todas as exigências tecnológicas dos aviões modernos. Por exemplo, permitiria ao presidente ter uma comunicação constante com o mundo exterior, algo que atualmente não acontece”, informou o governo argentino.
No Estado americano do Kansas a fuselagem do avião recebeu uma pintura com as cores nacionais argentinas: listras azul claro e branco, e alguns detalhes em dourado. Por fora, também estão pintados outros símbolos como o barrete frígio e as Ilhas Malvinas (Falklands).
Na cauda da aeronave pode-se ver o novo nome do meio de transporte presidencial (Argentina 01 ou ARG 01) e a imagem do sol clássico da bandeira argentina no leme. O Argentina 01 conta com um dormitório, uma sala de reuniões e um pequeno número de assentos. Cada voo demandará pelo menos dois pilotos e três tripulantes de cabine. A capacidade é para 39 passageiros.
Chegada com voo baixo em Buenos Aires
Vindo de Miami, nos Estados Unidos, o novo avião presidencial da Argentina chegou ao país no fim da tarde desta quinta-feira (26). A chegada viralizou na internet depois que os pilotos fizeram uma “passagem baixa” no aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, que fica na capital Buenos Aires. Chovia muito na hora do rasante.
Putting the low in low pass as the Argentinian government 757 arrives in Buenos Aires for the first time.#Aviation pic.twitter.com/fDhpX7dTKy
— Asmae_zn1 (@asmae_zn1) May 26, 2023