Não, o Papa Francisco não disse ser desnecessária a prática do jejum durante o período que antecede a Páscoa. O pontífice também não disse a frase “coma o que quiser na Quaresma.” Conforme o portal USA Today, uma postagem do dia 14 de fevereiro no Facebook inclui a suposta mensagem de Francisco.
A mensagem atribuída ao Papa diz o seguinte. “O sacrifício não está no estômago, mas no coração. Eles se abstêm de comer carne, mas não conversam com os irmãos ou parentes, não visitam os pais nem se preocupam em atendê-los.”
Na sequência, Francisco teria complementando afirmando ser menos importante seguir restrições alimentares do que buscar um “relacionamento mais profundo com Deus.” Segundo o USA Today, a postagem teve mais de 700 compartilhamentos em apenas cinco dias, se espalhando no Facebook e X (antigo Twitter).
Em checagem realizada pelo site dos Estados Unidos, ficou claro que o Papa Francisco jamais fez tal declaração em seus discursos desde que se tornou o principal representante da Igreja Católica.
O que é a Quaresma?
A Quaresma é o período que antecede a celebração da Páscoa e faz alusão à passagem de Jesus Cristo pelo deserto e às tentações que enfrentou. Atualmente, os cristãos entendem como preparação para a Semana Santa.
Historicamente o ciclo é baseado em reflexão, recolhimento, oração, jejum e penitência. O jejum não é necessariamente de total abstinência da alimentação, podendo ser também parcial.
Durante a Quaresma há também fiéis que optam por reduzir o alimento e a quantidade de refeições. Além disso, não se come carne vermelha por um período, incluindo a Sexta-Feira Santa.
LEIA TAMBÉM