O cometa 12P/Pons-Brooks, cuja órbita passa nas imediações da Terra a cada 71 anos, vai chegar relativamente perto do nosso planeta em meados do ano que vem. No ponto mais próximo da Terra, em junho de 2024, ele vai ficar a 0,18 Unidades Astronômicas, um pouco menos de 27 milhões de quilômetros. Não há risco de colisão. Esta distância é um pouco menor do que metade da distância entre a Terra e Vênus, o planeta mais próximo. Boa notícia, porque o 12P/Pons-Brooks tem o tamanho do Monte Everest.
Apesar de não haver risco, o 12P/Pons-Brooks já foi apelidado de “Devil’s Comet”, ou “Cometa do Diabo”. Tudo por causa de uma característica geológica. Cometas, em geral, não são rochosos, mas compostos por gelo, poeira e diversos materiais. Ao se aproximar do Sol, desprendem os famosos véus que os caracterizam. Algumas vezes, também, têm gêiseres ou erupções ativas. O 12P/Pons-Brooks parece um pouco mais ativo que a média.
Algumas das primeiras observações do 12P/Pons-Brooks, à medida que ele se aproxima do Sol, mostraram que ele já possui duas grandes erupções. São tão grandes que o cometa parece ter dois chifres. É daí que veio o apelido. Também tem gente comentando que a foto do cometa é curiosamente parecida com a forma da Falcon Millenium, a espaçonave de Han Solo na série Star Wars. A Falcon, igualmente, possui duas quilhas semelhantes a chifres na parte da frente.
A última passagem do cometa perto da Terra foi nos anos 1950. Cientistas se preparam para aproveitar a aproximação no ano que vem para aprender sobre este cometa em especial e sobre outros semelhantes.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags