ENTENDA

VEJA O VÍDEO: Explosão mata 18 mil vacas e pum dos bovinos pode ter sido a causa da tragédia

Estima-se que a fazenda teve um prejuízo de pelo menos 36 milhões de dólares, o equivalente a quase R$ 194 milhões; uma mulher que estava no local ficou gravemente ferida

Publicado em: 14/04/2023 15:53
Última atualização: 04/03/2024 09:04

Uma mulher ficou gravemente ferida e 18 mil bovinos morreram após uma grande explosão em uma fazenda no Texas, nos Estados Unidos. A suspeita, segunda a polícia local, é que a explosão tenha acontecido por conta de um superaquecimento de máquinas e que, com isso, causou a queima de metano – substância presente em puns e arrotos de vacas. O incêndio ocorreu na noite de segunda-feira (11).

Explosão mata 18 mil vacas no Texas Foto: Reprodução/Twitter

"Acredita-se que uma máquina, que suga o estrume e a água, superaqueceu e o metano inflamou e espalhou com uma explosão", disse o xerife Sal Rivera ao jornal local KCBD. A mulher que estava no local no momento do incêndio foi socorrida e levada para um hospital da região, segundo os bombeiros.

Conforme o portal de notícias Uol, estima-se que a fazenda teve um prejuízo de pelo menos 36 milhões de dólares, o equivalente a quase R$ 194 milhões. Cada animal valia em torno de 2 mil dólares.

Metano

O metano é um gás produzido naturalmente pelas vacas leiteiras. De acordo com o Animal Welfare Institute, uma organização americana pelos direitos dos animais, mais de meio milhão morreram em celeiros no último ano. Apesar do fator que ocasionou tais incêndios ser inconclusivo na maioria das vezes, acredita-se que muitos tenham "resultado de dispositivos de aquecimento defeituosos ou mal colocados, em menor grau, de equipamentos agrícolas com defeito", disse o Instituto.

A emissão deste gás, o CH4, pelos animais faz parte de um processo natural da digestão, chamado de fermentação entérica, que também ocorre em caprinos e búfalos, por exemplo.

O metano é liberado tanto pelo arroto quanto pelo pum dos bovinos. O arroto corresponde a 87% das emissões, quanto o pum a apenas 13% do total do gás liberado. Ele é o segundo principal gás do efeito estufa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas