Uma empresa chamada BrainBridge está prometendo concluir a primeira cirurgia de troca de cabeças do mundo, utilizando robôs e Inteligência Artificial (IA).
Um vídeo, feito pela empresa, mostra como a cirurgia seria feita. Confira:
A BrainBridge promete usar IA e robôs para garantir um transplante de sucesso, com uma recuperação mais rápida. “Nós estamos desenvolvendo o primeiro sistema de transplante de cabeça, um equipamento inovador que irá representar uma conquista histórica nos campos da neurosciência, engenharia humana e inteligência artificial”, afirmam no site.
Usando robôs autônomos para fazer cirurgias e imagem molecular avançada, a empresa também pretende ter mais precisão cirúrgica e minimizar “erros humanos”.
Por que trocar uma cabeça de corpo?
O objetivo da cirurgia é proporcionar para pessoas que sofrem de “condições médicas severas” e dar a chance à elas de “viver uma vida completamente funcional em um corpo novo e saudável enquanto preserva a consciência, memórias e habilidades cognitivas”. Dessas condições, são citadas doenças terminais e neurodivergentes, além da paralisia.
Transplante de rosto e couro cabeludo
Outro transplante que a BrainBridge promete fazer é de rosto e couro cabeludo, para “restaurar a funcionalidade e a aparência estética”.
A pele seria doada por pessoas jovens, reduzindo assim o “risco de rejeição e melhorando a aparência”. “Com suturas meticulosas e cuidados pós-operatórios para promover a cura e minimizar cicatrizes.”
Bandana de cabeça computadorizada
A empresa também promete utilizar uma espécie de bandana com uma interface do cérebro computadorizado, para ajudar os pacientes a se comunicar durante a recuperação, “controlar o equipamento e executar tarefas independentemente apenas usando os pensamentos, aumentando a autonomia e qualidade de vida”.
Quando os transplantes serão possíveis
A BrainBridge promete muitos avanços tecnológicos, mas não há informação sobre quando elas estarão disponíveis.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags