ESTADOS UNIDOS
Terceiro ataque a tiros em três dias deixa 19 mortos na Califórnia
Local do último crime era usado para a gravação de um videoclipe. Sete pessoas ficaram feridas
Última atualização: 22/01/2024 10:58
Uma série de ataques a tiros deixou 19 pessoas mortas na Califórnia, Estados Unidos, em três dias. O terceiro caso aconteceu na noite de segunda-feira (23) em Oakland, quando uma pessoa morreu e sete ficaram feridas em um posto de combustíveis. No local, era gravado um videoclipe. Pelo menos 19 tiros foram disparados, de acordo com uma foto das cápsulas que apareceu no East Bay Times. As vítimas foram levadas a hospitais. Ninguém havia sido preso.
Horas antes, sete pessoas foram mortas em dois lugares diferentes em Half Moon Bay, em San Francisco. Os policiais prenderam um suspeito, Chunli Zhao, de 67 anos, depois de encontrá-lo em seu carro no estacionamento de uma subestação da polícia.
Primeiro ataque no sábado
O atirador que deixou 11 mortos no sábado, no Star Ballroom Dance Studio, de Monterey Park, na Califórnia, é Huu Can Tran, de 72 anos, que deu aulas quase todas as noites no local no início dos anos 2000, quando morava a cinco minutos de distância, no vale de San Gabriel.
A ex-mulher de Tran contou tê-lo conhecido décadas atrás, durante uma aula. O casal se divorciou em 2005, a pedido dele. A certidão de casamento mostra que Tran era um imigrante da China.
Imagens do Star Ballroom Dance Studio revelam que Tran passou pelo local 30 minutos antes de chegar ao Lai Lai Ballroom, onde um jovem de 26 anos lutou com ele e conseguiu tirar sua arma.
Tran fugiu e se matou no dia seguinte, em seu furgão branco, após uma abordagem policial em Torrance, ao sul de Los Angeles. Segundo o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, quando os policiais se aproximavam do furgão, ouviram um disparo. "O suspeito foi declarado morto no local", disse Luna. "Posso confirmar que não há outros suspeitos."
Cerco
Imagens aéreas mostraram a van cercada por veículos blindados, enquanto um grande número de viaturas estava perto, dentro de um amplo cordão policial. O cerco culminou com homens armados invadindo o furgão, após quebrarem a janela do lado do passageiro. Fotos mostraram o corpo de Tran no banco do motorista.
Além de ensinar dança quase cinco vezes por semana, Tran também foi motorista de caminhão e teve uma empresa de 2002 a 2004, segundo documentos obtidos pela CNN. Ainda não se sabe quando Tran parou de dar aulas no estúdio, mas ele se mudou para Hemet em 2013, após 20 anos em Los Angeles.
Segundo o xerife, ainda não se sabe o motivo do ataque em Monterey Park, cidade de 60 mil habitantes, a maioria de origem asiática. O atirador também deixou nove feridos, sete dos quais ainda permanecem no hospital, alguns em estado grave. "A investigação ainda está em andamento. Os detetives trabalham dia e noite para determinar o motivo desse incidente trágico", disse.