MAIS UM ALERTA
Tempestade tropical Rafael deve se tornar furacão antes de atingir a terra; veja possíveis rotas
Antes mesmo da possível chegada, o fenômeno aumenta chuvas, o que significa um alerta maior para inundação
Última atualização: 05/11/2024 18:51
A tempestade tropical Rafael, que está sobre o mar caribenho neste começo de novembro, ganha força e deve se tornar furacão ainda nesta semana.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Conforme a CNN, a tempestade se formou na tarde de segunda-feira (4) e pode trazer "uma rara ameaça de novembro aos Estados Unidos". Conforme o National Hurricane Center, a previsão é de que Rafael se torne furacão já nesta terça (5), com risco de intensificação rápida sobre as águas quentes do noroeste do Caribe.
MUNDO: Mais de 100 alunos da mesma universidade têm intoxicação alimentar em massa
Como furacão, deve atingir Cuba na quarta (6), rumo ao Golfo do México. O caminho final do fenômeno e a possível intensidade da tempestade sobre o Golfo e ao longo da Costa do Golfo dos EUA eram difíceis de precisar até o fim da tarde de terça. “É muito cedo para determinar quais impactos, se houver, que a tempestade Rafael pode trazer para partes da Costa do Golfo do norte”, disse o National Hurricane Center, acrescentando em sua atualização que prever o caminho da tempestade “continua sendo um desafio”.
Apesar da incerteza, alertas tropicais foram emitidos para Florida Keys já na tarde de segunda, bem como em Cuba, na Jamaica e nas Ilhas Cayman. O centro do sistema deve atingir a Costa do Golfo dos EUA no fim de semana, de acordo com as primeiras previsões. Deve atingir qualquer lugar da fronteira Flórida-Alabama até Louisiana.
ACIDENTE: Homem tentar voar de speed fly, mas final é trágico
No entanto, essa previsão pode mudar enquanto o fenômeno estiver no Caribe. A incerteza da previsão é destacada pelas diferenças drásticas entre dois grandes modelos. Em um, a tempestade chega ao oeste de Cuba, seguindo para noroeste antes de atingir entre Louisiana e Flórida – semelhante à previsão descrita acima.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Na outra, contudo, mostra o potencial da tempestade fazer uma curva abrupta para a esquerda assim que entrar no Golfo aberto. O que faria com que o fenômeno seguisse para oeste. Neste caminho, poderia se desfazer completamente ou chegar tanto ao noroeste do México quanto à Costa do Golfo ocidental.
Antes mesmo da possível chegada, o fenômeno aumenta chuvas nas áreas, o que significa um alerta maior para inundação. Ainda conforme a CNN, a atividade tropical diminui em novembro. Entretanto, o mês ocasionalmente produz tempestade.